MENU

Por que Haddad se preocupa com articulação de Tarcísio em defesa da anistia?

Governador de São Paulo esteve em Brasília essa semana para articular projeto nos bastidores do Congresso

Helena Prestes / Douglas Porto / Don Carlos Leal
03/09/2025 21h28 - Atualizado há 7 horas
Por que Haddad se preocupa com articulação de Tarcísio em defesa da anistia?
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. - Foto: Lula Marques / Agência Brasil / Reprodução

Brasília (DF) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou preocupação com a atuação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em defesa de um projeto de anistia para envolvidos em atos golpistas. Durante entrevista à RedeTV! nesta quarta-feira (3), Haddad criticou declarações recentes de Tarcísio, que afirmou não confiar nas instituições e na Justiça, e defendeu o perdão para “quem tentou dar um golpe de Estado”.

“Quando você vê o governador do estado de São Paulo dizer que não confia nas instituições, não confia na Justiça, que tem que perdoar quem tentou dar golpe de Estado... Quando você vê uma mobilização de partidos ultraconservadores no Congresso, você fica preocupado”, afirmou o ministro.

A fala de Haddad ocorre em meio à movimentação de Tarcísio nos bastidores do Congresso Nacional. O governador esteve em Brasília nesta semana para articular apoio a um projeto de lei que conceda anistia ampla — não apenas aos condenados e investigados pelos atos de 8 de janeiro, mas também aos réus da ação que apura um plano de golpe após as eleições de 2022.

O texto enfrenta resistência no Supremo Tribunal Federal (STF) e por parte do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A proposta ganhou força após o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de envolvimento direto na tentativa de ruptura institucional.

Na tarde de quarta-feira, Tarcísio se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para discutir o formato do projeto. A expectativa da oposição é que a proposta seja votada logo após o desfecho do julgamento de Bolsonaro no STF.

Tarcísio, que já declarou que concederia indulto ao ex-presidente caso fosse eleito presidente da República, tem reforçado sua ligação política com Bolsonaro. Segundo Haddad, a afirmação de Lula de que “Tarcísio não existe sem Bolsonaro” não foi uma ofensa, mas “a constatação de um fato”.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #TarcísioArticulaAnistiaComMotta


FONTE: CNN
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp