Brasília (DF) - Durante as celebrações do feriado de 7 de setembro no Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) definiu que os grupos de apoiadores de direita e esquerda ficarão em locais distintos, separados por aproximadamente 3 quilômetros. A medida faz parte do planejamento estratégico da pasta para evitar confrontos e garantir a segurança dos participantes.
A partir das 9h, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se concentrarão em frente à Torre de TV. Já os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estarão reunidos no Conic, também a partir do mesmo horário.
Além da separação física dos grupos, a SSP-DF ampliou a lista de itens proibidos no evento, após reuniões com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Entre os objetos vetados estão capacetes, máscaras que cubram totalmente o rosto, cartazes e bandeiras com mensagens ofensivas, especialmente de cunho racista, homofóbico, sexista ou xenofóbico.
Itens já proibidos anteriormente continuam vetados, como drones sem autorização, fogos de artifício, armas de fogo, coolers e a presença de animais (exceto cão-guia).
O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com gradis protegendo os prédios públicos. As revistas pessoais ocorrerão nos acessos à Esplanada, incluindo a via S1, lateral da Catedral, e nas escadarias dos ministérios. A SSP também prevê abordagens dentro do público, caso necessário.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #7DeSetembroDiviteManifestaçõesSobreAnistia