MENU

Bolsonaro suspende articulação para lançar Tarcísio à Presidência

Ex-presidente atribui decisão a divergências com lideranças do Centrão e vê impacto nas estratégias eleitorais para 2026

Igor Gadelha / Don Carlos Leal
02/10/2025 19h25 - Atualizado há 16 horas
Bolsonaro suspende articulação para lançar Tarcísio à Presidência
Bolsonaro teria atribuído o recuo à atuação do Centrão. - Foto: Metrópoles Isabella Finholdt / Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu interromper, por tempo indeterminado, as movimentações para lançar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato à Presidência da República em 2026. A decisão foi tomada após reunião entre os dois, realizada na última segunda-feira (29), em Brasília.

Segundo interlocutores próximos, Bolsonaro teria atribuído o recuo à atuação de lideranças do chamado Centrão, grupo político que, na avaliação do ex-presidente, estaria contribuindo para fortalecer o atual governo ao aprovar medidas de apelo popular. Entre elas, estão o projeto que amplia a faixa de isenção do imposto de renda para rendimentos de até R$ 5 mil mensais e a medida provisória que estende o benefício da tarifa social de energia elétrica para famílias inscritas no Cadastro Único.

Durante o encontro, realizado na residência de Bolsonaro, onde cumpre prisão domiciliar, o ex-presidente teria afirmado a aliados que “bateu o martelo” sobre a não candidatura de Tarcísio. Apesar disso, não revelou quem poderia ocupar o espaço como alternativa para a disputa presidencial. Publicamente, Bolsonaro mantém o discurso de que será o nome da direita, embora esteja atualmente impedido de concorrer.

Repercussão no Centrão
Nos bastidores do Centrão, a suspensão da candidatura de Tarcísio é vista como uma estratégia para preservar o governador de São Paulo de eventuais desgastes políticos, especialmente diante da atenção que vem recebendo do atual presidente. A medida também permitiria a Bolsonaro manter influência sobre outros nomes cotados para a corrida presidencial.

Lideranças de partidos de centro acreditam que o ex-presidente poderá retomar a articulação em torno de Tarcísio nos próximos meses, com expectativa de anúncio até o fim de 2025.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #BolsonaroFreiaProjetoDeTarcísioÀPresidência


FONTE: METRÓPOLES
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://diarioderiodoscedros.com.br/.