MENU

Sergio Moro será julgado por Cristiano Zanin na 1ª Turma do STF

Supremo Tribunal Federal inicia julgamento de embargos de Sergio Moro em ação por calúnia contra Gilmar Mendes em processo que será analisado entre os dias 3 e 10 de outubro, em sessão virtual

Felipe Salgado / Don Carlos Leal
27/09/2025 13h18 - Atualizado há 5 horas
Sergio Moro será julgado por Cristiano Zanin na 1ª Turma do STF
Sérgio Moro e Cristiano Zanin. - Foto: Reprodução

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgará, a partir de 3 de outubro, os embargos de declaração apresentados pelo senador Sergio Moro (União Brasil) em uma ação penal por suposta calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. A relatora do caso é a ministra Cármen Lúcia, que incluiu o processo na pauta das sessões virtuais do colegiado.

A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa Moro de ter atribuído falsamente ao ministro o crime de corrupção passiva. A acusação se baseia em uma declaração feita por Moro durante um evento em junho de 2022, na qual ele teria sugerido, em tom irônico, que decisões judiciais poderiam ser negociadas. A frase citada pela PGR foi: “Não, isso é fiança, instituto… pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”.

Segundo o Ministério Público, a fala teve “ânimo caluniador” e ultrapassou os limites da crítica, atingindo a honra objetiva do magistrado. Por esse motivo, o órgão rejeitou a possibilidade de acordo de não persecução penal ou outras medidas alternativas.

Na defesa preliminar, Moro alegou que o comentário foi feito em tom de brincadeira durante uma festa junina, antes de assumir o mandato parlamentar, e que o vídeo divulgado teria sido editado. O senador também afirmou que se retratou publicamente, o que, segundo ele, deveria extinguir a punibilidade. Além disso, questionou a competência do STF para julgar o caso, argumentando que o episódio não teria relação direta com seu mandato.

A PGR, por sua vez, sustenta que a repercussão nacional das declarações ocorreu em abril de 2023, já durante o exercício do mandato de Moro como senador, o que justificaria a tramitação no Supremo. O órgão também considera que a retratação feita não foi “cabal, total e irrestrita”, como exige a legislação para afastar a ação penal.

O julgamento será conduzido pela 1ª Turma do STF, composta pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Atualmente, Zanin preside o colegiado, mas a função será transferida para Flávio Dino dois dias antes do início da análise dos embargos.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ZaninJulgaMoro


FONTE: METRÓPOLES
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://diarioderiodoscedros.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp