A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram nesta quarta-feira (1º) a suspensão das publicações em suas redes sociais, em decorrência do “shutdown” do governo norte-americano. A medida foi atribuída à paralisação orçamentária em Washington, que compromete a atualização das contas oficiais no X (antigo Twitter) e no Instagram. Segundo comunicado, os perfis permanecerão inativos “até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança”.
A representação diplomática também informou que a continuidade dos serviços de emissão de vistos e passaportes poderá ser afetada, caso o impasse no Congresso americano persista. Por ora, os atendimentos previamente agendados seguem mantidos “enquanto a situação permitir”.
Nos últimos meses, os canais da embaixada haviam repercutido conteúdos do Departamento de Estado com críticas a autoridades brasileiras e ao processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal. A postura gerou reação do Itamaraty, que classificou as publicações como ingerência em assuntos internos. O encarregado de negócios Gabriel Escobar foi convocado diversas vezes para esclarecimentos.
A nota oficial foi replicada pelos consulados dos EUA no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, e segue o padrão adotado por outros órgãos do governo americano, como a Força Aérea, que também interrompeu atualizações em seus canais digitais.
Na Casa Branca, atividades de recepção de visitantes foram suspensas. O governo Trump atribuiu o bloqueio orçamentário a uma iniciativa do Partido Democrata. A porta-voz Karoline Leavitt declarou que os democratas “traíram” os americanos e “desligaram” o governo.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ShutdownParalizaRedesdaEmbaixadaDosEUANoBrasil