MENU

Zambelli quer usar lei Magnitsky contra Moraes na Itália

PL vê deputada sem saída no Brasil e já lavou as mãos; processo de cassação não deve passar de setembro

Andréia Sadi / Matheus Moreira / Don Carlos Leal
04/08/2025 12h29 - Atualizado há 1 semana
Zambelli quer usar lei Magnitsky contra Moraes na Itália
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). - Foto: Felipe Rau / Estadão Conteúdo / Reprodução

A deputada federal Carla Zambelli articula, por meio de sua defesa, uma tentativa de se beneficiar da chamada Lei Magnitsky, dos Estados Unidos, para driblar a própria extradição da Itália. A deputada foi condenada no Supremo Tribunal Federal (STF) por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A estratégia de Zambelli, segundo integrantes do Partido Liberal (PL) ouvidos pelo blog, é alegar à Justiça italiana que a condenação no Brasil foi conduzida por um juiz que foi enquadrado na lei Magnitsky.

O objetivo é alegar ter havido perseguição política e, com isso, tentar cumprir a pena na Itália, onde Zambelli está presa. A informação foi confirmada pela coluna da Malu Gaspar, no O Globo.

O plano ganhou fôlego após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionar o ministro Alexandre de Moraes, que conduziu o caso. Moraes foi incluído na Magnitsky após articulação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em retaliação ao magistrado que conduz o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

O também ministro do STF, Gilmar Mendes, determinou, na última semana, que a Advocacia-Geral da União inclua no pedido de extradição de Zambelli o caso da perseguição armada por parte da parlamentar na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

No PL, a avaliação é de que Zambelli não tem mais saída nem na Câmara, onde enfrenta processo de cassação, nem no Judiciário. Parte da bancada já considera o caso encerrado.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ZambelliSugereMagnitskyContraMoraesNaItália


FONTE: G1
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp