21/05/2024 às 13h39min - Atualizada em 22/05/2024 às 10h00min
Uma nova Ordem Mundial foi impulsionada pela emergência de múltiplos centros de poder
O rearranjo da geopolítica internacional que aconteceu com o fim da União Soviética deu origem a uma nova face do poder
Don Carlos Leal
BRASIL ESCOLA
O rearranjo da geopolítica internacional que aconteceu com o fim da União Soviética deu origem a uma Nova Ordem Mundial. - Imagem: Ilustrativa / Reprodução Nova Ordem Mundial é como ficou conhecida a nova estrutura da geopolítica e da economia globais a partir da década de 1990. A dissolução da União Soviética marcou o fim de um mundo bipolar, dividido entre apenas duas potências, e deu início a um período caracterizado pela multipolaridade que conhecemos como Nova Ordem Mundial.
Novos centros econômicos e de poder emergiram, como foi o caso da China, do Japão e de países da União Europeia, ao mesmo tempo que se intensificaram os fluxos característicos da globalização e se ampliaram os blocos econômicos, cuja atuação é de fundamental importância nesse novo contexto.
A multipolaridade é a principal característica da Nova Ordem Mundial. Esse aspecto é derivado do rearranjo geopolítico que aconteceu a partir da dissolução do bloco socialista, marcado pela queda do Muro de Berlim. Decorrente disso temos a segunda característica da Nova Ordem Mundial: a consolidação do capitalismo enquanto sistema econômico vigente.
Signo da globalização que avançou a partir da década de 1970, a maior integração entre territórios, empresas e pessoas é outra importante característica da Nova Ordem Mundial. Nesse contexto, houve uma transformação na forma como são estabelecidas as relações entre os Estados e os agentes de poder de modo geral.
A capacidade bélica e militar de uma nação deixou de ser, necessariamente, o único sinônimo de poder daquele país no cenário internacional. Na atual ordem, o desenvolvimento econômico e tecnológico se tornou importante para se compreender como um território está inserido na geopolítica global.
Os novos blocos econômicos têm um papel importante de articulação em diversas escalas territoriais na Nova Ordem Mundial. Eles surgiram em função da intensificação dos fluxos de capitais, mercadorias e informações entre territórios, além da multiplicação das empresas transnacionais que foi proporcionada pelos elementos técnicos e informacionais da globalização.
A organização das economias nacionais em bloco na Nova Ordem Mundial é importante para, entre outros fatores, a apreciação de acordos bilaterais ou multilaterais que contemplam interesses em comum, a mediação do comércio internacional, a adoção de políticas conjuntas e principalmente para a promoção do desenvolvimento das economias nacionais e das regiões.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #NovaOrdemMundial