MENU

“Parabéns, Mauro Cid”. Carlos Bolsonaro critica delação de Mauro Cid após condenação do pai

Vereador se manifesta nas redes sociais e responsabiliza ex-ajudante de ordens pela sentença de 27 anos imposta a Jair Bolsonaro

Alice Groth / Don Carlos Leal
12/09/2025 12h11 - Atualizado há 16 horas
“Parabéns, Mauro Cid”. Carlos Bolsonaro critica delação de Mauro Cid após condenação do pai
O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) se pronunciou pela primeira vez, nesta sexta-feira (12/9), sobre a condenação do pai, Jair Bolsonaro (PL): “Parabéns, Mauro Cid”. - Foto: Vinícius Schmidt / Reprodução

Rio de Janeiro (RJ) - O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) se pronunciou nesta sexta-feira (12), pela primeira vez, sobre a condenação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Em publicação na rede social X, Carlos ironizou o papel de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que colaborou com as investigações por meio de delação premiada. “Parabéns pelo que fez na história brasileira, Mauro Cid!”, escreveu o vereador.

A declaração ocorre um dia após o julgamento histórico na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou Bolsonaro e outros sete aliados por crimes contra a democracia. O placar foi de 4 votos a 1, com os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votando pela condenação, e Luiz Fux pela absolvição.

Mauro Cid foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto, com benefícios decorrentes do acordo de colaboração. Segundo os ministros, a delação foi considerada efetiva e relevante para o esclarecimento dos fatos. Cid não terá as mesmas restrições impostas aos demais réus e já manifestou intenção de se mudar para os Estados Unidos.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou Bolsonaro de liderar uma organização criminosa armada, tentar abolir o Estado Democrático de Direito, praticar golpe de Estado e causar danos ao patrimônio público. Todos os crimes foram reconhecidos pelo STF, que também declarou a inelegibilidade dos condenados por oito anos, com exceção de Mauro Cid. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi condenado à perda de mandato.

A manifestação de Carlos Bolsonaro gerou reações entre aliados de Mauro Cid, que afirmam que o ex-ajudante relutou em colaborar e que a responsabilidade pelos atos é do próprio ex-presidente.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #CarlosBolsonaroParabelizaMauroCidPelaCondenação


FONTE: METRÓPOLES
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp