12/03/2024 às 10h46min - Atualizada em 12/03/2024 às 10h46min
Usuários das redes sociais do Vale do Itajaí denunciam golpe financeiro.
As denúncias apontam que usuários suspeitos prometem vantagens financeiras em dobro, após transferências de pix, e ainda hackeiam as contas nas redes sociais
Don Carlos Leal
DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS
Não permita que as pessoas pressionem você a tomar uma decisão financeira rápida sem fornecer informações adequadas ou garantias suficientes de que a oferta é legítima. - Imagem: Reprodução / Redes Sociais Na última sexta-feira (08/03), usuários das redes sociais da região do Vale do Itajaí, enviaram reclamações sobre um suposto golpe, que está gerando altos prejuízos às pessoas que enviaram pix com a promessa de receber 5 vezes o valor investido. Segundo informações, o golpe começa com publicações no Facebook, onde vídeos postados por pessoas conhecidas da mesma rede social fazem propaganda, dizendo que o investimento é seguro, e que fizeram um pix de 300 reais e receberam 1.500 reais.
Depois que a pessoa demonstra interesse, o suspeito entra em contato através das contas roubadas, como se fosse um dos seus amigos da mesma rede, passando instruções sobre como participar, induzindo as vítimas a passar dados sobre contas das redes e informações bancárias.
Para concluir a transação, o golpista condiciona o recebimento dos valores às gravações e postagens de vídeos da própria vítima, legitimando o esquema. Mas depois, descobrem que tudo não passou de um golpe.
As denúncias relatam que além do prejuízo financeiro, os usuários tem suas contas da internet e dos bancos invadidas. Uma pessoa que teria perdido 5 mil reais no investimento frustrado, revelou as senhas aos golpistas, que subtraíram até o último centavo da sua conta bancária e ainda perdeu o acessos dos perfis nas redes sociais.
- ''Eu entrei em contato com a minha instituição financeira, que ficou de solicitar ao Banco Central para localizar o paradeiro do meu dinheiro, rastreando a conta de destino. Precisamos alertar o máximo de pessoas para que ninguém mais caia nesse golpe''.
A Polícia Civil já está apurando as denúncias para chegar aos supostos responsáveis por disseminar fraudes digitais nas redes sociais.
Os golpes financeiros estão se tornando cada vez mais comuns em todo o mundo. Com a crescente digitalização da economia e a facilidade de acesso à internet, os golpistas têm mais oportunidades de explorar as pessoas. É importante estar sempre atento a sinais de alerta, como ofertas muito boas para serem verdadeiras, e procurar informações e orientações de fontes confiáveis antes de tomar qualquer decisão financeira importante.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #GolpesNaInternet