Rio dos Cedros (SC) - Três pumas foram flagrados por câmeras de monitoramento ambiental na Região dos Lagos, em Rio dos Cedros, no início de setembro. O registro reforça a hipótese de que a população da espécie está sendo preservada na região. Em junho, imagens semelhantes já haviam circulado nas redes sociais, mostrando a presença de felinos na mesma área. Desta vez, os equipamentos captaram três indivíduos caminhando juntos pela mata.
Segundo o biólogo Cezar Santos, de Pomerode, os pumas — também conhecidos como onça-parda, suçuarana, leão-baio ou pantera parda — costumam ter hábitos solitários. No entanto, há exceções. “Geralmente, irmãos filhotes permanecem com a mãe por um período antes de se separarem”, explicou. Outra possibilidade, segundo o especialista, seria dois machos seguindo uma fêmea em período reprodutivo. “O único felino com comportamento gregário são os leões. Por isso, é mais provável que se trate de uma mãe com seus filhotes.”
De acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o puma é o segundo maior felino do continente americano. Quando adulto, pode pesar cerca de 70 kg e apresenta pelagem que varia do bege acinzentado ao avermelhado. Os filhotes nascem com pintas, que desaparecem com o crescimento.
Predador de topo da cadeia alimentar, o puma se alimenta de roedores, lebres, tatus, veados, capivaras, aves, lagartos e serpentes. Com a redução do habitat natural, também pode atacar animais de criação, como gado e ovelhas.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #PumasEmRioDosCedros