MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
23/09/2023 às 08h40min - Atualizada em 23/09/2023 às 08h40min

Polícia prende dupla com mais de meia tonelada em agrotóxicos proibidos

A substancia herbicida apreendida está associada a doenças neurológicas, depressão, suicídio e diversos tipos de cânceres

Don Carlos Leal
PMSC
Agrotóxicos contrabandeados e falsificados podem contaminar o solo e a água, afetando a biodiversidade. Imagem: PMSC / Divulgação
Operação em conjunto das Polícias Militar e Rodoviária, realizada na sexta-feira (22), conseguiu interceptar dois suspeitos em Rio dos Cedros - SC, transportando mais de 540 litros de herbicidas proibidos em diversos países, inclusive no Brasil. Os contrabandistas conduziam a carga em um veículo Citroën, quando foram abordados. O passageiro e o motorista, tentaram fugir correndo em direção ao mato, mas acabaram capturados pelos policiais.

Dentro do veículo as guarnições encontraram 27 galões com 20 litros cada de uma substancia herbicida, associada a doenças neurológicas, depressão, suicídio e diversos tipos de cânceres. Os contraventores foram presos em flagrante e conduzidos até a delegacia, juntamente com o material herbicida.

Os agrotóxicos contrabandeados e proibidos podem representar riscos significativos à saúde humana e ao meio ambiente. Muitos desses produtos contêm substâncias que não passam por análises de órgãos técnicos, como o Ministério da Agricultura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ibama. O uso desses produtos pode causar problemas graves à saúde humana, como tumores, cânceres hematológicos, cânceres de cabeça e pescoço, problemas neurológicos como Parkinson e Alzheimer.

Além disso, esses agrotóxicos contrabandeados e falsificados são muito perigosos para o meio ambiente. Eles podem contaminar o solo e a água, afetando a biodiversidade. É importante ressaltar que esses produtos não possuem rótulos adequados nem informações sobre a procedência, o que dificulta a identificação de seus componentes e os riscos associados a eles.

As autoridades brasileiras têm intensificado as ações para combater esse tipo de crime. A Polícia Rodoviária Federal tem realizado apreensões frequentes durante patrulhamentos e essas apreensões têm se mostrado significativas no combate ao contrabando. 

É fundamental que as autoridades continuem combatendo esse tipo de crime e que os consumidores estejam atentos à procedência dos produtos agroquímicos que utilizam. Para denunciar crimes ambientais em SC, ligue para: 0800-644-8500 ou (48) 3665-4159.

#BoaTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #Agrotóxicos #Polícia

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp