MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
11/09/2023 às 07h30min - Atualizada em 11/09/2023 às 07h30min

Lula diz que Putin não será preso se vier ao Brasil, apesar de ordem do Tribunal Penal Internacional

Já nesta segunda-feira, o presidente brasileiro mudou a versão, afirmando que uma possível prisão de Putin não cabe ao governo, mas à Justiça

Augusto Fernandes
R7
Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Nova Delhi. - Foto: Ricardo Stuckert / PR / Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou no sábado (9) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não vai ser preso caso visite o Brasil. Putin é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra cometidos na Ucrânia. O Brasil é signatário do estatuto que criou a Corte e, portanto, precisa cumprir as ordens expedidas pela instituição. Nesta segunda-feira (11), o petista disse que a decisão caberá à Justiça.

"Eu posso dizer que, se eu for presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso. Ele não vai ser preso", afirmou Lula em entrevista a um canal de notícias da Índia. O presidente está no país asiático para participar da cúpula do G20 — grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. O presidente foi advertido de que o Brasil é signatário do Estatuto de Roma, que instituiu o Tribunal Penal Internacional, mas disse que Putin só vai ser preso caso haja autorização do governo brasileiro.

Questionado se retiraria o Brasil do TPI, Lula disse que precisa estudar melhor o acordo. O presidente afirmou ainda que países como Rússia e Estados Unidos não participam do tribunal. "Eu não estou dizendo que vou sair de um tribunal. Eu só quero saber... e isso só me apareceu agora. Eu nem sabia da existência desse tribunal", disse.

O presidente brasileiro falou sobre Putin ao ser questionado se espera que o colega russo vá ao Brasil no ano que vem para a cúpula do G20, que deve ser realizada no Rio de Janeiro. O chefe do Executivo federal comentou que conta com a presença de Putin, que ele será bem-vindo e encontrará um ambiente pacífico.

"Antes da cúpula do G20 [em 2024], vamos ter a cúpula do Brics na Rússia, e eu vou ao Brics. Acredito que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também vai, que o presidente da China, Xi Jinping, também vai. E eu espero que eles venham ao G20", comentou.

"No Brasil, eles vão sentir um clima de paz. Vão sentir que nós gostamos de música, carnaval e futebol, mas também gostamos de tratar bem as pessoas. Eu acredito que o Putin pode ir tranquilamente ao Brasil", completou Lula.

Em março deste ano, o TPI emitiu um mandado de prisão do presidente russo. Putin está sendo apontado como responsável por diversos crimes de guerra, como deportação ilegal de crianças, transferência ilícita de pessoas do território ucraniano para a Rússia e danos à infraestrutura civil.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #LulaPutinPreso

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp