MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
05/06/2021 às 06h30min - Atualizada em 05/06/2021 às 06h30min

Dia Mundial do Meio Ambiente: O que temos feito para cuidar do planeta?

Uma importante reflexão para que o Dia Mundial do Meio Ambiente se torne uma pauta diária na sua rotina

https://www.campograndenews.com.br/conteudo-patrocinado/dia-mundial-do-meio-ambiente-o-que-fazer-para-cuidar-do-planeta
Fotos de Reflorestamento de APP - Antes e depois dos atendimentos realizados pela ARATER - Foto: Divulgação
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, certamente escutaremos muito sobre a importância de preservá-lo. Mas, apesar de toda a comoção que a pauta ambiental gera sob a perspectiva da retórica, a verdade é que na prática, em diversos espaços sociais, a temática ambiental se faz distante. Deixar de lado a consciência diária sobre o que fazer com o próprio lixo, a água que você consome, a energia que é desperdiçada e o quanto isso implica em danos ao Meio Ambiente é nadar contra a corrente da preservação e da transformação do planeta.

Além disso, alguns conceitos sobre preservação e sustentabilidade devem ser ampliados e além de difundidos, aplicados. Sim, combater o desperdício na torneira, por exemplo, é importante, mas não haverá o que economizar se fizermos pouco caso do problema na sua origem: o desmatamento fora da lei, a poluição e as mudanças do clima. Sem florestas e saneamento nas cidades, não há água pura, não há bom clima. Sem água limpa e equilíbrio climático, não há produção sustentável para atender ao aumento da população. Afinal, há como sobreviver num mundo onde o Meio Ambiente é desrespeitado e não valorizado? Por isso, é necessário aproximar-se do Meio Ambiente e abraçá-lo como um velho amigo que nunca deve ser esquecido. Deixá-lo entrar na rotina como amores inesperados, quando você percebe, já se encantou.

Quando você coloca o Meio Ambiente distante, as pessoas não se comprometem e o sentimento de transformação parece, para muitos, ser difícil de alcançar. Por isso, na rotina familiar, no trabalho, no caminho para a casa, na educação dos filhos, na escola, o Meio Ambiente é onde você está, assim, deve ser assunto diário e ser materializado em gestos e ações. Só assim é possível tocar uma geração que pode ser capaz de produzir com menos impacto, de forma mais sustentável.

O planeta é finito, os recursos são finitos, por isso, vale reiterar, o desenvolvimento deve ser sustentável. Mato Grosso do Sul é privilegiado com recursos naturais, a parte hídrica, o Aquífero Guarani; os biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica; a fauna e flora rica em diversidade, e a economia crescente. Novos empreendimentos e investimentos, o desenvolvimento das regiões, o agronegócio acontecendo, com isso a esperança de vida melhor a todos. “Mas para tudo isso prosperar, temos que ter a responsabilidade ambiental, o desenvolvimento sustentável, ou seja, suprir as necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras.
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#OQueTemosFeitoParaCuidarDoPlaneta

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp