MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
13/05/2021 às 08h49min - Atualizada em 13/05/2021 às 08h49min

Gestantes e puérperas com comorbidades serão vacinadas apenas com Pfizer e Coronavac em SC

Calendário segue suspenso para as grávidas sem comorbidades

https://ndmais.com.br/saude/santa-catarina-retoma-vacinacao-gestantes-puerperas/
Vacinação de gestantes foi suspensa por dois dias, enquanto Secretaria de Saúde aguardava novo posicionamento do PNI – Foto: Pixabay/Divulgação
A SES (Secretaria de Saúde de Santa Catarina) decidiu na tarde desta quarta-feira (12) retomar a vacinação contra a Covid-19 de gestantes e puérperas com comorbidades. O grupo será imunizado com as vacinas Pfizer e Sinovac/Butantan. A aplicação da Astrazeneca segue suspensa. A imunização das gestantes e puérperas sem comorbidades segue suspensa. O reforço vacinal para as gestantes que já tomaram a primeira dose da Astrazeneca segue indefinido. A posição está de acordo com uma orientação do Ministério da Saúde, publicada também nesta quarta. As decisões foram formalizadas em nota técnica.

Vacinação de gestantes foi suspensa por dois dias, enquanto a secretaria de Saúde aguardava novo posicionamento do 
Grávidas vacinadas com Astrazeneca devem passar por acompanhamento médico. A vacinação do grupo foi suspensa na terça-feira (11), após orientação do Ministério da Saúde. Uma gestante que tomou a Astrazeneca morreu de um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. O caso não ocorreu em Santa Catarina. Ainda é investigado se a morte teve relação com a vacina. Foi o único caso registrado no país.

Até o momento, não há registros semelhantes quanto aos outros dois imunizantes. O Ministério da Saúde considera a aplicação das vacinas Pfizer e Coronavac em gestantes e puérperas como “altamente favoravel”.

O reforço vacinal para as gestantes que já tomaram a primeira dose da Astrazeneca ainda será definido. A Dive/SC (Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina) aguarda uma nota técnica que será divulgada pelo PNI (Programa Nacional de Vacinação).

Comprovação das comorbidades
Conforme a Dive, gestantes e puérperas devem comprovar comorbidade por meio de relatório médico com a prescrição da vacina Covid-19, após análise conjunta entre médico e paciente, da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina. “Salientamos a importância de que todas as gestantes que já receberam doses de vacinas contra a Covid-19 procurem manter a regularidade no seu pré-natal. Além disso, orienta-se que as equipes de Atenção Primária à Saúde dos Municípios mantenham o monitoramento das gestantes que receberam vacinas contra a Covid-19, notificando imediatamente quaisquer Eventos Adversos Pós-Vacinação”, conclui a nota.

Mortalidade entre gestantes
A vacinação de gestantes e puérperas é altamente recomendada por especialistas. O Brasil conta com uma média semanal de 25,8 gestantes e puérperas mortas por Covid-19. Comparado ao ano anterior, o número mais que dobrou: a média era de 10,3 vítimas. A infecção pela Covid-19 aumenta ainda mais o risco de trombose em gestantes, uma vez que um dos efeitos da doença é justamente o aumento da coagulação do sangue. O quadro fica ainda mais perigoso se a gestante sofrer de obesidade, sedentarismo, doenças cardiovasculares, diabetes ou for fumante. Segundo o  OOBr-Covid-19 (Observatório Obstétrico Brasileiro da Covid-19), Santa Catarina já registrou 19 mortes de gestantes e puérperas até o dia 5 de maio.  O agravamento do quadro levou a inclusão de gestantes e puérperas entre aqueles que recebem o imunizante na atual fase de vacinação.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#GestantesEPuérperasComComorbidadesSerãoVacinadasApenasComPfizerECoronavacEmSantaCatarina

https://ndmais.com.br/saude/santa-catarina-retoma-vacinacao-gestantes-puerperas/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp