21/01/2021 às 22h45min - Atualizada em 21/01/2021 às 22h45min
Empresários avaliam que 5G entrará na conta da China na briga por vacinas!
https://economia.uol.com.br/colunas/carla - araujo/2021/01/21/empresarios
https://economia.uol.com.br/colunas/carla-araujo/2021/01/21/empresarios-avaliam-que-5g-entrara-na-conta-da-china-na-briga-por-vacinas.htm
REPRODUÇÃO Enquanto diplomatas tentam reverter o imbróglio com a China para a liberação de insumos para vacinas, o empresariado brasileiro acredita que a situação deve ter reflexos em outras negociações entre os dois países, como a participação da empresa Huawei Technologies no leilão de tecnologia 5G, que deve acontecer neste ano. "Não estamos dizendo que eles têm o melhor produto, estamos falando que se trata de uma economia de mercado e que espera-se que a China tenha o direito de participar", disse o CEO do Lide China, José Ricardo dos Santos Luz Junior.
A avaliação feita por empresários acostumados em uma rotina de negociação com os asiáticos é de que a China colocou o Brasil "de castigo", ou no "canto do pensamento", ao atrasar a entrega dos IFAs (Ingrediente Farmacêutico ativo) que serão usados para a fabricação tanto da CoronaVac/Butantan como da Oxford/AstraZeneca. A ideia seria sensibilizar o governo brasileiro de que declarações extremistas e agressivas contra os chineses podem ter consequências graves para as duas economias.
A expectativa do empresariado brasileiro é que, assim como o presidente Jair Bolsonaro está tendo que ajustar o discurso em relação às vacinas, o mesmo terá que acontecer na postura do 5G. Na avaliação do diplomata Marcos Caramuru de Paiva, que esteve à frente da Embaixada do Brasil na China de 2016 a 2018 e é sócio e gestor da KEMU Consultoria, a situação atual mostra a importância de uma postura mais madura por parte do Brasil.
Os principais críticos da tecnologia chinesa no governo costumam fazer acusações de espionagem, mesmo sem provas. Empresários salientam que a empresa chinesa já está no Brasil há mais de 20 anos e oferece as principais ferramentas para as operadoras de telecomunicação. Sendo assim, caso a chinesa fosse de fato excluída do leilão, haverá um período maior de adaptação da tecnologia 5G, que necessariamente aumentará o custo ofertado ao consumidor brasileiro.
Mourão como porta-voz
O CEO do Lide China afirmou que acredita que o vice-presidente, Hamilton Mourão, seria o porta-voz mais indicado tanto nas tratativas com a vacina, como com o 5G.
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#EmpresáriosAvaliamQue5GEntraráNaContaDaChinaNaBrigaPorVacinas
https://economia.uol.com.br/colunas/carla-araujo/2021/01/21/empresarios-avaliam-que-5g-entrara-na-conta-da-china-na-briga-por-vacinas.htm