Nova York (EUA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Nova York neste domingo (21) para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas. O avião presidencial pousou no Aeroporto Internacional JFK às 17h57. A comitiva brasileira é mais enxuta do que em outras ocasiões, com apenas quatro ministros confirmados.
Fernando Haddad (Fazenda) permaneceu no Brasil para tratar de pautas econômicas no Congresso, como a proposta de isenção do Imposto de Renda. Alexandre Padilha (Saúde) também cancelou a viagem, devido a restrições de circulação impostas pelo governo Donald Trump.
Outros ministros que haviam sido cotados para integrar a delegação também desistiram, segundo a Presidência. Entre eles, Sidônio Palmeira (Secom), Esther Dweck (Gestão) e Jader Filho (Cidades).
Já estão em Nova York a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e o chanceler Mauro Vieira (Relações Exteriores). A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, chegou antes e participou de atividades oficiais, além de circular pela cidade. O casal presidencial ficará hospedado na residência oficial do Brasil junto à ONU, onde vive o embaixador Sérgio Danese.
Esta é a primeira visita de Lula aos Estados Unidos desde o agravamento da crise diplomática com o governo Trump. Não há previsão de encontro entre os dois presidentes para tratar de temas como o tarifaço e divergências políticas, em ocorre em meio à expectativa de novas sanções por parte do Departamento de Estado, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Autoridades que acompanham Lula nos EUA: Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública; Camilo Santana, ministro da Educação; Márcia Lopes, ministra das Mulheres; Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; Elmano de Freitas, governador do Ceará; Celso Amorim, assessor-chefe da Presidência.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #LulaNaONU