MENU

Moraes revoga tornozeleira e libera salário de Marcos do Val após pressão do Senado

Ministro do STF flexibiliza medidas cautelares contra senador, mas mantém restrições de viagem e apreensão de passaportes

Davi Vittorazzi / Teo Cury / Don Carlos Leal
31/08/2025 08h22 - Atualizado há 3 dias
Moraes revoga tornozeleira e libera salário de Marcos do Val após pressão do Senado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em evento na Casa Branca. - Foto: Aaron Schwatz / EFE / EPA

Brasília ( DF) - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (29) a retirada da tornozeleira eletrônica e a liberação do salário do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A decisão também desbloqueia redes sociais, contas bancárias, cartões de crédito e débito, além das chaves Pix do parlamentar.

A flexibilização das medidas cautelares ocorre após um pedido formal da presidência do Senado, que alegou que as restrições impostas estavam gerando uma “incapacidade temporária para o exercício do mandato” por parte de Do Val.

Restrições mantidas
Apesar da revogação parcial, Moraes manteve duas medidas importantes: a proibição de o senador deixar o país e a apreensão de seus passaportes. Do Val também continua obrigado a permanecer em casa durante o período noturno.

As sanções iniciais foram aplicadas após o senador viajar aos Estados Unidos utilizando um passaporte diplomático, contrariando decisão judicial que havia determinado sua apreensão. Ao retornar ao Brasil, ele passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica.

Justificativa do ministro
Na decisão, Moraes afirmou que o retorno do parlamentar ao território nacional, a apreensão do passaporte e o pedido de licença médica para afastamento do cargo indicam “possibilidade de revogação das medidas” sem prejuízo às investigações em curso.

Defesa comemora decisão
Em nota oficial, a defesa de Marcos do Val declarou ter recebido a decisão “com satisfação” e destacou a atuação conjunta com a Advocacia do Senado Federal como essencial para “resguardar as prerrogativas parlamentares, que jamais poderiam ter sido limitadas sem fundamento sólido”.

O senador é investigado por suposta tentativa de obstrução de investigações da Polícia Federal e incitação ao crime. A decisão de Moraes representa uma reavaliação do equilíbrio entre medidas judiciais e o exercício do mandato parlamentar — e reacende o debate sobre os limites da atuação do Judiciário frente ao Legislativo.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #MoraesLiberaTornozeleiraMarcosDoVal


FONTE: CNN
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp