MENU

Aposentado vai ter que pagar multa após ser flagrado trabalhando

Um aposentado da Andaluzia, na Espanha, foi flagrado trabalhando após declarar oficialmente o fim das atividades e terá que ressarcir o sistema de seguridade social; veja como funciona no Brasil

Redação CNN / Don Carlos Leal
23/07/2025 14h11 - Atualizado há 1 dia
Aposentado vai ter que pagar multa após ser flagrado trabalhando
Um aposentado da Andaluzia, na Espanha, terá que devolver valores recebidos à seguridade social do país. - Imagem: Ilustrativa / SCD / Reprodução

A Justiça determinou que um aposentado terá que devolver cerca de R$ 35 mil após continuar trabalhando como autônomo sem solicitar a compatibilidade com a aposentadoria. O caso aconteceu na Andaluzia, sul da Espanha. Tudo começou em agosto de 2020, quando Olegario solicitou a aposentadoria como trabalhador autônomo. Para ter o benefício aprovado, ele declarou oficialmente que havia encerrado a atividade profissional, um requisito previsto na Lei Geral da Segurança Social da Espanha.

No entanto, investigações posteriores revelaram que, mesmo após a concessão da aposentadoria, Olegario continuou prestando serviços como autônomo até dezembro do mesmo ano.

Com isso, a Segurança Social entendeu que houve recebimento indevido da aposentadoria entre os dias 16 de agosto e 12 de dezembro de 2020, e solicitou o ressarcimento do valor correspondente ao período. Agora, o homem terá que devolver os valores recebidos à época.

No Brasil há impedimento para continuar trabalhando mesmo recebendo benefício do INSS?
No Brasil é possível se aposentar e continuar trabalhando como autônomo, seja como MEI (Microempreendedor Individual) ou como contribuinte individual. Não há impedimento legal para que um aposentado exerça atividades remuneradas, mas é importante estar atento às regras e obrigações previdenciárias, como a contribuição para o INSS.

A legislação brasileira não proíbe que aposentados continuem trabalhando, seja como empregados, autônomos ou empresários. Se o beneficiário exerce atividade remunerada, ele continua sendo considerado segurado obrigatório do INSS e deve contribuir para a previdência social, assim como qualquer outro trabalhador.

Já em casos de concessão de aposentadoria especial (por condições insalubres ou perigosas) tem restrições específicas, a pessoa não pode continuar exercendo atividades que ofereçam riscos à saúde.

No caso de aposentadoria especial, o beneficiário deve sempre verificar se a atividade exercida após a aposentadoria se enquadra nas regras de restrição.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #AposentadoPodeTrabalhar


FONTE: ND+
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp