MENU

Leonardo Sakamoto: Papa Francisco foi 'comunista' por lembrar que céu (e Terra) são para todos

O mais irônico é que o papa "comunista" defendia a questão do direito ao aborto, que ele considera um h*micídi* e uma violação da dignidade humana

Leonardo Sakamoto / Don Carlos Leal
21/04/2025 07h12 - Atualizado há 4 dias
Leonardo Sakamoto: Papa Francisco foi comunista por lembrar que céu (e Terra) são para todos
A palavra "comunismo" retirada de seu sentido original, se tornou no Brasil um simples comando para o linchamento digital, independentemente de quem esteja do outro lado. - Foto: Vatican News / Reprodução
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

Os que lamentam a m*rte do papa Francisco, nesta segunda-feira pós-Páscoa, são muitas vezes mais numerosos do que aqueles que a celebram — apesar de não podermos desprezar a quantidade de babacas no mundo. O ódio à sua defesa da compaixão comprova que muitos cristãos são incapazes de entender as palavras que estão na fundação de sua própria fé.

Os que lamentam a m*rte do papa Francisco, nesta segunda-feira pós-Páscoa, são muitas vezes mais numerosos do que aqueles que a celebram — apesar de não podermos desprezar a quantidade de babacas no mundo. O ódio à sua defesa da compaixão comprova que muitos cristãos são incapazes de entender as palavras que estão na fundação de sua própria fé.

Isso lembra uma citação atribuída ao já falecido Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, que lutou contra a ditadura e esteve sempre ao lado dos mais pobres: "Se falo dos famintos, todos me chamam de cristão, mas se falo das causas da fome, me chamam de comunista".

Em seu último discurso, a mensagem "Urbi et Orbi", neste domingo, Francisco lembrou que "o mal não desapareceu da nossa história e permanecerá até ao fim". Mas que o amor venceu o ódio, a verdade venceu a mentira e o perdão venceu a vingança.

Só que o caminho passa por reconhecer no outro um igual e caminhar ao seu lado, o que ele fez através do combate à fome, ao trabalho escravo, à discriminação contra migrantes, ao racismo ambiental, ao elitismo da igreja. Mas isso é insuportável para um grupo de pessoas que não quer dividir o pão e a mesa, apenas ceder as migalhas que caem no chão.

Desde que o papa Francisco passou a lutar pela vida no hospital Gemelli, em Roma, devido a um grave quadro respiratório, um rosário de autointitulados cristãos torcendo por sua morte nas redes sociais. A principal razão é de que seria comunista. A acusação não foi novidade. Ele mesmo tratou do assunto em uma entrevista ao canal C5N, da TV argentina, em 2023: "Minha carta de identidade é Mateus 25. Leia Mateus 25 e veja se quem escreveu era comunista".

Evangelho de Mateus, capítulo 25, versículos 35 a 40:
"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me. Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."

A palavra "comunismo" retirada de seu sentido original, de propriedade comum dos meios de produção e da ideologia por ela sustentada, se tornou no Brasil um simples comando para o linchamento digital, independentemente de quem esteja do outro lado. O objetivo é tirar a credibilidade e destruir, muitas vezes para servir de exemplo. E, consequentemente, esse processo tornou a palavra depositária do "mal". E um grande mal é sempre temido e vira uma ameaça.

Como já disse aqui, não sou um homem de fé, apesar de ter crescido em um lar católico, feito comunhão e crisma, e, ao mesmo tempo, ter estudado em escola adventista e lido a Bíblia integralmente. Mas acredito que além de faltar amor no mundo, também falta interpretação de texto. Porque se entendêssemos por uma forma mais humana o que significa amar o seu semelhante como a si mesmo, entenderíamos que ser violento em nome de Deus é uma burrice.

Como aqui já disse, se Jesus voltasse defendendo a mesma ideia central presente nas escrituras sagradas do cristianismo e andando ao lado dos mesmos párias com os quais andou, seria humilhado, xingado, surrado, alfinetado e explodido.

O mais irônico é que o papa "comunista" continuava defendendo dogmas da igreja, que eu vejo como equivocados, como a questão do direito ao aborto, que ele considera um h*micídi* e uma violação da dignidade humana. E apesar de ter tratado muitas vezes com dignidade a população LGBT+, lembrando-os que são filhos de Deus, manteve a oposição ao casamento gay.

Ele seria chamado de mendigo e de sem-teto vagabundo, olhado como operário subversivo, alcunhado como agressor da família e dos bons costumes, violentado e estuprado, rechaçado na propaganda eleitoral obrigatória em rádio e TV, difamado nas redes sociais, censurado pela Justiça. Teria seu barraco queimado e toda sua vida transformada em cinzas em uma reintegração de posse ao som das palmas dos ricos.

Seria linchado num poste pela população em nome da fé e das tradições, escravizado em uma fazenda, jogado da ponte por policiais. Receberia socos e pontapés dos hoje autointitulados sacerdotes do Templo, supostos representantes dos interesses de Deus na Terra que afirmam lutar pelo direito de expressarem suas crenças, quando querem anular tudo o que pode ameaçar seu controle sobre o povo.

E, ao final, alguém ainda tiraria uma selfie ao lado de seu corpo m*rt* para postar no Instagram. Ou faria uma dancinha sobre o cadáv3r para o TikTok, chamando-o de comunista.

Não tenho dúvidas de alguém fará uma dancinha hoje em celebração à m*rte de Francisco, o que apenas reforçará a importância de tudo o que ele disse em vida.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #PapaFranciscoComunista


FONTE: UOL
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp