Para doadores vivos, é permitido doar órgãos duplos (como rins) ou partes de órgãos (como fígado), desde que não comprometa a saúde do doador. Recentemente, um Projeto de Lei (PL) em tramitação busca priorizar a decisão expressa em vida do potencial doador, o que pode reduzir conflitos familiares e aumentar a conscientização sobre a doação.
Para doadores vivos, é permitido doar órgãos duplos (como rins) ou partes de órgãos (como fígado), desde que não comprometa a saúde do doador. Recentemente, um Projeto de Lei (PL) em tramitação busca priorizar a decisão expressa em vida do potencial doador, o que pode reduzir conflitos familiares e aumentar a conscientização sobre a doação. Dados mostram que o Brasil tem avançado, com 18 doadores por milhão de habitantes em 2025, mas ainda há desafios, como a alta taxa de recusa familiar. A predisposição dos brasileiros em autorizar a doação de órgãos envolve questões morais, éticas e religiosas. Muitas famílias hesitam devido a crenças religiosas ou falta de diálogo prévio sobre o tema. Campanhas de conscientização têm sido fundamentais para desmistificar o processo e destacar a solidariedade envolvida. A decisão de doar órgãos após a m*rte encefálica muitas vezes recai sobre a família. Isso pode gerar dilemas éticos, especialmente quando o desejo do falecido não foi previamente comunicado. Fatores como gravidade da doença, tempo de espera e compatibilidade são considerados, mas podem gerar debates sobre justiça e equidade. A venda de órgãos é proibida no Brasil, pois levanta preocupações éticas sobre exploração e desigualdade. A maioria das religiões no Brasil, como o catolicismo, espiritismo e umbanda, vê a doação de órgãos como um ato altruísta e solidário. No entanto, algumas crenças podem interpretar a doação como uma interferência no ciclo natural da vida. Líderes religiosos têm papel fundamental em desmistificar a doação e promover a solidariedade como valor espiritual.
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