Jorginho Mello diz que cidade com 80% da população branca se destaca 'pela cor da pele das pessoas'
Declaração dada pelo governador de Santa Catarina em evento de Pomerode motivou acionamento da Procuradoria-Geral da República; Jorginho diz ser vítima de distorção
Luísa Marzullo / Don Carlos Leal
16/01/2025 12h55 - Atualizado há 5 dias
— Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós — disse o governador. - Foto: Reprodução
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), afirmou nesta quarta-feira que uma cidade que tem 80,3% de sua população composta por pessoas brancas "se destaca pela cor da pele das pessoas". A declaração foi dada durante evento em Pomerode, no Vale do Itajaí. Jorginho diz ser vítima de distorção por opositores políticos. — Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós — disse o governador.
Jorginho Mello estava na cidade para participar da abertura da 40ª edição da Festa Pomerana e inaugurar a ampliação da Subestação de Pomerode, um investimento de R$ 14,3 milhões. Com a obra, houve o aumento da capacidade de distribuição de energia na região.
Sua fala foi tornada pública pelo vereador de Florianópolis, Leonel Camasão (PSOL), que encaminhou denúncia ao Procurador-Geral da República para que seja proposta uma ação penal contra o governador. Camasão afirma que a fala pode inferir em uma possível prática de racismo.
Segundo dados do último Censo, de 2022, dos 34.289 habitantes de Pomerode, 27.562 são brancos. Pretos e pardos representam menos de 20%.
Em suas redes sociais, Jorginho Mello disse que racismo é crime e lamentou "a tentativa de um vereador do PSOL de distorcer o conteúdo de uma entrevista que concedi na abertura da Festa Pomerana, em Pomerode". O governador afirmou que tomará medidas judiciais. "Racismo é crime, e essa acusação não se aplica a mim. Até o próprio vereador sabe disso", finalizou.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #PolêmicaJorginhoMello
FONTE: O GLOBO