31/07/2024 às 22h43min - Atualizada em 31/07/2024 às 22h43min
Brasil se abstém e OEA não tem votos suficientes para exigir atas de Maduro
Foram 11 votos a favor da resolução, mas eram necessários 18. Brasil e Colômbia se abstiveram; o México estava ausente
Klauson Dutra / Don Carlos Leal
CBN
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. - Foto: Ton Molina / Fotoarena / Agência O Globo / Reprodução Uma votação na Organização dos Estados Americanos (OEA), nesta quarta-feira (31), não conseguiu votos suficientes para aprovar uma resolução que exigia que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, publicasse as atas de votação da eleição presidencial no país. Foram 11 votos a favor da resolução, mas eram necessários 18. Brasil e Colômbia se abstiveram; o México estava ausente. Já havia a expectativa para uma não aprovação de projetos para aplicar possíveis sanções à Venezuela, que não faz parte do colegiado. A OEA reúne, ao todo, 34 países.
Na sede do Tribunal Supremo de Justiça nesta quarta, Nicolás Maduro disse que as atas das eleições, que comprovam o resultado das eleições de domingo, estão prontas e serão apresentadas, só não disse quando. A decisão vem em meio a apelos internacionais para a divulgação da contagem detalhada de votos depois que a oposição contestou a vitória dele.
Maduro também pediu para a Suprema Corte comandar uma auditoria da eleição e salientou que está disposto a ser convocado.
Maduro disse que os opositores Edmundo González e María Corina Machado "já sabiam que seriam derrotados" e, por isso, organizaram um ataque hacker nas comunicações do Conselho Nacional Eleitoral. Maduro chamou essa tentativa de "golpe de Estado".
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #OEAAtasVenezuela