01/07/2024 às 08h09min - Atualizada em 01/07/2024 às 08h09min
Ultradireita larga na frente e Macron pede por aliança democrática na França
Manifestantes lotam ruas de Paris contra resultado do primeiro turno das eleições legislativas francesas
Redação CBN / RFI / Don Carlos Leal
CBN
Partido de extrema direita Reunião Nacional venceu o pleito com 34% dos votos. Manifestantes lotam ruas de Paris, contra resultado do 1º turno das eleições legislativas. - Foto: Dimitar Dilkoff / AFP / Reprodução Manifestantes foram às ruas de Paris no domingo (30) para protestar contra o resultado do primeiro turno das eleições legislativas antecipadas na França. O partido de extrema direita Reunião Nacional venceu o pleito com 33,15% dos votos. A Nova Frente Popular, formada por vários partidos de esquerda, ficou com 28%. A coalizão que apoia o presidente Emmanuel Macron ficou em terceiro lugar, com apenas 20,83% dos votos nacionais.
Após a divulgação dos primeiros resultados, a líder do partido ultradireitista, Marine Le Pen, que foi reeleita já neste primeiro turno como deputada, disse que a vitória ainda não está garantida e pediu que os eleitores continuem mobilizados para o segundo turno, no domingo que vem.
O presidente do partido, o jovem Jordan Bardella também pediu a mobilização dos eleitores para que ele tenha a maioria absoluta e seja nomeado primeiro-ministro. Isolado, o presidente Emmanuel Macron fez um apelo por união ampla contra os radicais de direita no segundo turno, marcado para o próximo domingo (7).
Campanha do segundo turno começa
Na noite do domingo (30), a coligação da esquerda anunciou que vai retirar as candidaturas nas zonas eleitorais onde não tem chances de vencer, convocando seus eleitores a votarem contra a extrema-direita. Uma iniciativa similar ocorre no campo presidencial, mas dependendo do perfil do candidato ou da candidata a ser apoiado ou apoiada, segundo palavras do primeiro-ministro francês Gabriel Atal.
Trinta e nove deputados da extrema-direita conseguiram já se eleger, bem como 31 candidatos da coligação de esquerda. A previsão é que o Partido Reunião Nacional obtenha entre 230 e 280 assentos, entre o total de 577 na Assembleia Legislativa da França, o que garante uma maioria para o partido. Apesar disso, o objeto do RN é a maioria absoluta.
#BoaNoiteRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #UltradireitaVenceNaFrança