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28/04/2024 às 19h06min - Atualizada em 28/04/2024 às 19h06min

Exército emite alerta de bloqueio contra ataques nas redes sociais.

Documento diz que a instituição vai bloquear e até denunciar à polícia os perfis que fizerem comentários desta natureza

Leonardo Ribbeiro / Don Carlos Leal
CNN
Usuário que desrespeitar as normas poderá ser bloqueado imediatamente. - Imagem: Antonio Cruz / Agência Brasil / Reprodução
O Exército emitiu um alerta público informando que poderá “encaminhar às autoridades competentes” informações sobre comentários em suas redes sociais que incitem o ódio, a violência, a discriminação, entre outras situações. Segundo o documento, intitulado Política de Moderação nas Redes Sociais, ao utilizar os canais mantidos pela instituição, o usuário “estará ciente das regras de uso e de convivência”.

O texto também diz que o usuário que desrespeitar as normas poderá ser bloqueado imediatamente, independentemente de justificativa, consulta ou aviso.

Ainda de acordo com a política, serão moderadas e/ou excluídas as mensagens que: Usem linguagem inapropriada, obscena, caluniosa, grosseira, abusiva, difamatória, ofensiva ou de qualquer outra forma reprovável; Concretizem apologia a práticas ilícitas; Incitem o ódio, a violência, o racismo ou façam discriminação de qualquer ordem; Contenham ameaças, assédio, injúria, calúnia ou difamação, ou configurem qualquer outra forma de ilícito penal; Divulguem conteúdos na forma de spam ou “correntes”; Caracterizem intuito comercial ou publicitário; Estejam repetidas, desde que publicadas pelo mesmo autor; Sejam ininteligíveis ou descontextualizadas; Contenham propagandas político-partidárias; Manifestações ou opiniões de cunho político ou ideológico; Contenham links suspeitos ou representem ameaça à segurança da informação; Usem informações e imagem de pessoas e instituições indevidamente; Contenham dados pessoais do autor ou de terceiros; Violem os direitos de imagem e de propriedade intelectual; Sejam fraudulentas ou promovam conteúdo inverídico.

O documento reforça que pedidos de acesso a informações, assim como reclamações e críticas, devem ser feitos por meio de canais apropriados — nesse caso, a ouvidoria.

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