20/04/2024 às 12h33min - Atualizada em 20/04/2024 às 12h33min
Sobrinha será indiciada por vilipêndio a cadáver e fraude, confirma delegado
Polícia disse que outros crimes ainda não estão descartados
Pedro Bohnenberger / Don Carlos Leal
CBN
Mulher entrando próximo de banco com idoso. - Foto: Reprodução / TV Globo Erika de Souza Nunes, a mulher que levou o tio morto a uma agência bancária para tentar sacar um empréstimo, vai ser indiciada por pelo menos dois crimes: furto mediante fraude e vilipêndio a cadáver. A informação foi confirmada pelo delegado responsável pelo caso. De acordo com Fábio Souza, já há elementos suficientes para garantir que o idoso morreu antes de entrar na agência bancária.
Segundo as investigações, tudo indica que Paulo Roberto Braga morreu pouco depois de entrar no shopping. Para Fábio Souza, as imagens deixam claro que Erika tinha ciência da morte e tentava disfarçar o estado do tio para os funcionários do banco.
"O médico que o atendeu no local, dentro do banco, já tinha falado que ele apresentava livores cadavéricos, e isso só se mostra visível pelo menos após duas horas da morte. No momento em que ele chega ao shopping, que ele desce do carro, possivelmente ele ainda estava com vida, e ficou com vida até um certo momento dentro do shopping. Porém, dentro do shopping tem uma sequência de imagens que ali também ele já aparenta estar morto.
Então, a morte dele ocorreu muito provavelmente dentro do shopping e ainda assim ela pegou a cadeira de rodas e foi para dentro do banco com o objetivo de tirar o dinheiro que lá estava, tentando levar todo mundo ao engano, porque ela segurava a cabeça dele e fingia conversar com ele, para aparentar para os outros que a pessoa estava debilitada, mas viva”, explica.
O delegado explicou que dois crimes já estão confirmados, mas que outras possibilidades de violação da lei ainda são investigadas. “Os delitos de furto mediante fraude e de vilipêndio a cadáver, esses dois já estão claros. Mas, a gente ainda precisa saber: ela era cuidadora dele, ele morreu desnutrido. Ela cuidava bem dele? Isso nós vamos saber através de algumas testemunhas que nós estamos tentando arrolar. Outra coisa que a gente quer saber: será que há outros empréstimos feitos por ela nesses últimos dois meses, será que ela obteve vantagem financeira por outros meios”, questiona o delegado.
Apesar dos dois crimes já estarem confirmados, o inquérito está longe de acabar. A Polícia Civil aguarda algumas informações para encerrar o caso. Entre elas, a liberação do sigilo bancário de Paulo e Erika, para entender as movimentações financeiras, e os resultados de laudos do IML, que vão indicar se Paulo foi submetido a alguma substância química.
Paulo Roberto Braga, de 68 anos, vai ser enterrado na manhã de hoje. Os ritos finais foram organizados pela Secretaria de Assistência Social da prefeitura do Rio. O sepultamento está marcado para às 11h30, no cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste, bairro vizinho a Bangu, onde Paulo morava.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #SobrinhaCrimeTioPaulo