11/10/2023 às 07h37min - Atualizada em 11/10/2023 às 07h37min
Multidão comparece no funeral de brasileira morta em rave pelo Hamas em Israel
Quando poucas pessoas são esperadas, moradores da região costumam comparecer às cerimônias, contou israelense que foi ao funeral
Rachel Castro / Giuliana Viggiano / GloboNews
G1
Funeral de brasileira, Bruna Valeanu, morta em rave pelo Hamas, reúne centenas de 'desconhecidos' em Israel. - Foto: Reprodução O funeral da brasileira Bruna Valeanu, que morreu em um ataque do Hamas em uma rave, reuniu centenas de pessoas na terça-feira (10), em Petah Tikva, em Israel. A estudante estava na festa rave Universo Paralello com amigos quando terroristas do Hamas realizaram um ataque que já é considerado o pior contra Israel das últimas décadas.
Mais cedo, já havia sido confirmada a morte de Ranani Nidejelski Glazer, que estava na mesma rave. Ainda há uma brasileira desaparecida nos conflitos: Karla Stelzer Mendes. Eylon Levy, um dos que estiveram no funeral e postou imagens nas redes sociais disse que não conhecia a brasileira, mas viu em comunidades do Whatsapp um chamado para que as pessoas comparecessem ao funeral porque Bruna não tinha muitos familiares em Israel.
“Isso é muito comum em Israel, tragicamente. Quando poucas pessoas são esperadas para um funeral, estranhos são chamados para ir e eles ficam muito cheios. Isso é uma coisa muito especial em Israel: uma solidariedade social e um senso de responsabilidade mútua. É algo emocionante que brota nas circunstâncias mais tenebrosas”, disse Levy.
O funeral foi anunciado pela irmã da vítima, Florica Valeanu, em uma rede social, e aconteceu às 15h30 (horário de Brasília). "Te amo pra sempre Bruna! Além da matéria. Você é nossa neném 'forever'", escreveu a irmã na publicação em que divulga informações sobre o enterro.
O primeiro voo com brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas de conflito em Israel decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv na terça-feira (10). Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave KC-30, com 211 passageiros, levantou voo às 20:12 no horário local (14:12 no horário de Brasília).
Os 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza encontram-se em quatro pontos diferentes da região. A Representação do Brasil em Ramala, responsável por coordenar a missão de retirada do grupo, está em contato essas pessoas e já possui um mapeamento de como será feita a rota de saída a partir da confirmação de todos os lados necessários. Desses 30 brasileiros, há um total 16 crianças que fazem parte de 7 famílias.
Entenda a guerra entre o Hamas e Israel
Como começou o conflito entre o Hamas e Israel? A mais recente disputa na região começou em 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque-surpresa contra Israel. Essa foi a mais violenta ação contra o território israelense dos últimos 50 anos. Os serviços de inteligência do país não conseguiram antecipar que uma ofensiva dessa magnitude estava sendo preparada.
O que é o Hamas? O grupo terrorista é uma das maiores organizações islâmicas dos territórios palestinos e, desde 2007, controla a Faixa de Gaza. O Hamas é considerado um grupo terrorista por países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre o grupo.
Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou lançados 5 mil foguetes. Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país. Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.
Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação. "Estamos em guerra e vamos ganhar", disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. "O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu." Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.
Quantas pessoas morreram? O balanço das autoridades locais até a publicação desta reportagem indica que mais de 1.800 pessoas morreram.
O que é e onde fica Faixa de Gaza? É território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito. Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km² -- um pouco menor que Santa Catarina. Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #GuerraIsraelXHamas