MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
18/07/2023 às 07h51min - Atualizada em 18/07/2023 às 07h51min

Defesa de Bolsonaro vê com ‘preocupação’ pedido da PGR para acessar lista de seguidores do ex-presidente

Advogado Paulo da Cunha Bueno diz que solicitação da PGR causa espécie e preocupação com o exercício da liberdade de pensamento e opinião

Paulo Edson Fiore
JOVEM PAN
PGR pede ao STF que as plataformas enviem uma lista completa com os nomes e dados de identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro. - Foto: Silvio Avila / AFP
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vê com preocupação o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que as empresas de redes sociais apresentem uma lista com os dados de todos os seguidores do político.

Para o advogado Paulo da Cunha Bueno, a solicitação da PGR causa preocupação com o exercício da liberdade de pensamento e opinião. O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que as redes sociais em que Bolsonaro tem contas, como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Twitter e Linkedin, enviem um arquivo com a identificação de todos os seguidores do ex-presidente.

O pedido foi feito no âmbito do inquérito que apura se houve crimes por parte de Bolsonaro ao postar vídeo, posteriormente apagado, questionando o sistema eleitoral. As empresas também devem informar a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, repostagens e comentários.

A solicitação ao STF já havia sido apresentada e foi reiterada nesta segunda-feira, 17. A defesa de Bolsonaro lembrou que ele já foi ouvido pela Polícia Federal (PF) sobre o caso e apresentou todas as informações solicitadas. O advogado ainda ressaltou que o pedido do MPF não tem relação com a investigação e seria uma tentativa de monitoramento dos seguidores do ex-presidente, que recentemente se tornou inelegível, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até 2030.

“A defesa do Presidente Jair Bolsonaro reitera que este jamais incitou, induziu ou teve participação em quaisquer dos atos havidos na Praça dos Três Poderes, no dia 08/01, em relação aos quais fez e faz questão de posicionar-se de forma discordante.

Causa, no entanto, espécie e grande preocupação com o exercício da liberdade de pensamento e opinião, que se pretenda requerer aos servidores provedores de redes sociais o envio da lista completa e respectivos dados de identificação de todos os seus seguidores em redes sociais.

Tal informação não guarda qualquer conexão lógica com o fato em apuração — sobre o qual o Presidente já prestou declarações, esclarecendo todas as circunstâncias —, tratando-se de inaceitável e absurda tentativa de monitoramento político.”

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #PGRPedeListaSeguidoresDeBolsonaro
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp