23/06/2023 às 13h19min - Atualizada em 23/06/2023 às 13h19min
Submersível: milionário diz ter desistido de embarcar após desconfiar da estrutura
Empresário Chris Brown desistiu de embarcar, mesmo tendo feito um depósito adiantado
GLOBO
Empresário britânico, Chris Brown desconfiou da segurança e não embarcou no submersível. - Imagem: Reprodução / Instagram Conhecido como um "caçador de emoções", o empresário britânico milionário Chris Brown, 61 anos, desistiu de embarcar no submersível da OceanGate, que está desaparecido desde o último domingo (18/6), após perceber que o veículo não oferecia a segurança necessária. As informações são do tabloide The Sun.
Brown é amigo do bilionário Hamish Harding, que embarcou na expedição para ver os destroços do Titanic. De acordo com o veículo, ele desistiu de embarcar ao perceber que a tecnologia do submersível era “baseada em controladores de estilo de jogo de computador”.
De acordo com o Daily Mail, Brown e Harding se inscreveram para a viagem depois de compartilhar algumas "cervejas" durante as férias na Ilha Necker, de Richard Branson. A dupla pagou o depósito adiantado de 10% pela viagem — a OceanGate cobra US$ 250 mil pela expedição. De acordo com ele, o valor mais do que dobrou durante a construção do submersível.
Com o tempo, ele foi se preocupando com a estrutura oferecida pela empresa. Ao The Sun, disse que os problemas técnicos e atrasos nas respostas da empresa o fizeram se questionar se a OceanGate estaria "economizando".
Além dos "controles de videogame", ele mencionou o fato de a empresa ter usado postes velhos de andaime para o lastro do submersível. “Se você está tentando construir seu próprio submarino, provavelmente poderia usar velhos postes de andaime. Mas esta era uma embarcação comercial. No fim, enviei um e-mail para eles e disse: 'Não quero mais'. Pedi um reembolso depois de estar menos do que convencido.”
Brown diz que tem acompanhado de perto a busca pelo submersível, e chegou a comentar os ruídos que foram ouvidos no oceano, possivelmente atribuídos aos passageiros da OceanGate. "Se você fizer um barulho contínuo, não será captado, mas fazê-lo a cada 30 minutos sugere [que sejam feitos por] humanos", disse ele. "Tenho certeza de que todos estão conservando oxigênio e energia, porque está frio e escuro lá embaixo."
Com inúmeras viagens no currículo, Brown postou fotos de uma viagem ao Brasil há três semanas. Veja:
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #EmpresárioDesistiuSubmersível