MENU

Lula pediu que cobrança de Pix para PJ fosse suspensa pela Caixa até seu retorno da Europa, diz Rui Costa

A presidente da CEF disse que todos os bancos, sem exceção, cobram essa taxa de pessoas jurídicas. A Caixa não cobrava antes por uma questão de tecnologia

Fabio Murakawa
22/06/2023 00h01 - Atualizado em 22/06/2023 às 00h01
Lula pediu que cobrança de Pix para PJ fosse suspensa pela Caixa até seu retorno da Europa, diz Rui Costa
Anúncio de cobrança foi feito pelo banco causou repercussão entre ministros e a população. Ministro da Casa Civil, Rui Costa - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Reprodução
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), anunciou nesta terça-feira (20), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou a suspensão temporária da taxa cobrada pela Caixa Econômica Federal em transferências via Pix para clientes com contas jurídicas privadas. O banco havia divulgado anteriormente que a cobrança seria implementada a partir de 19 de julho.

“Foi pedido que suspendesse temporariamente até o presidente estar de volta, na próxima semana. Eu conversei com a presidente da Caixa [Rita Serrano] e ela me disse que todos os bancos, sem exceção, cobram essa taxa de pessoas jurídicas. E o único banco, segundo ela, que não cobrava, era a Caixa, por uma questão técnica, de tecnologia. E resolvida essa tecnologia, ela não esperava que tivesse esse alcance e essa repercussão em acompanhar, segundo ela, todos os demais bancos", afirmou o político baiano.

Sobre a surpresa da dirigente do banco com a repercussão do anúncio, Rui disse que lembrou Serrano do alcance da Caixa no que diz respeito a uma parcela considerável da população brasileira.  “Mas eu disse ‘a Caixa tem uma popularidade que nenhum outro banco tem no Brasil’. Então, vamos aguardar o retorno do presidente pra gente avaliar essa medida, em que prazo somar, em que condições tomar, isso será reavaliado”, concluiu o ministro.

A reação do Planalto ao anúncio teria sido motivada pelo fato de ter causado estranheza a ministros e ao próprio presidente pela forma como foi feita a divulgação, indo de encontro com as diretrizes de comunicação que o chefe do Executivo pediu aos seus auxiliares que adotassem para impedir ruídos na ponte entre o governo federal e a população. 

Na segunda-feira (19), a Caixa anunciou que a partir de 19 de julho começará a cobrar tarifas no serviço de transferência Pix para clientes com contas jurídicas privadas. Essa cobrança é autorizada desde novembro de 2020, de acordo com a Resolução nº 30/2020 do Banco Central, e outros bancos já adotavam tarifas semelhantes para essa operação.

Em nota, a Caixa ressalta que não realiza cobrança de tarifa Pix de seus clientes pessoa física, de microempreendedores individuais (MEI) e de beneficiários de programas sociais.

#BoaTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #LulaPedeSuspensãoCobrançaPixPJ

FONTE: VALOR ECONÔMICO
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp