18/06/2023 às 00h01min - Atualizada em 18/06/2023 às 00h01min
Governo federal lança mais 4,4 mil vagas para concursos públicos em 2023
Com os concursos já autorizados este ano, são ao todo 5.880 vagas abertas em 2023
Samantha Klein
CNN
Parte das vagas já estava prevista pelo governo anterior, mas a Pasta comandada por Dweck realizou uma revisão do total de cargos e órgãos. Imagem: Ilustrativa / Reproduçãoardo Moraes / Reprodução A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou nesta sexta-feira (16), a abertura de 4.436 vagas para concursos públicos a serem realizados ainda neste ano. A autorização para a realização dos concursos será publicada em edição do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta sexta.
O anúncio aconteceu um dia após reunião ministerial que durou 9h, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu foco na execução das medidas. Segundo Dweck, o anúncio estava previsto para quinta (15). Com os concursos já autorizados este ano, são ao todo 5.880 vagas abertas em 2023.
Questionada sobre as áreas prioritárias, a ministra disse que “isso é quase generalizado". No governo anterior, os concursos basicamente contemplavam polícias. Todos os ministérios estão cobrando vagas”. Conforme Dweck, o objetivo é dar provimento à parte das vagas ainda neste ano.
Em sua conta no Twitter, o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), anunciou a realização do concurso da Pasta. Serão 120 vagas para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e 100 cargos para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que foi confirmado em coletiva de imprensa do Ministério da Gestão.
Parte das vagas já estava prevista pelo governo anterior, mas a Pasta comandada por Dweck realizou uma revisão do total de cargos e órgãos a serem contemplados. Entre os destaques, estão 900 vagas para auditores do trabalho, 440 vagas para agentes do Ministério da Agricultura (Mapa), 300 vagas para a Fiocruz e 160 vagas para o ICMBio.
Além desses concursos para cargos efetivos, a ministra Esther Dweck também já havia assinado portaria autorizando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a realizar concurso para 8.141 vagas de contratação temporária visando a realização do Censo. Com as novas autorizações, no total, são 5.880 vagas efetivas e 8.141 temporárias.
No caso da Agência Nacional de Mineração (ANM) — cujos servidores estão em greve — foram lançadas somente 24 vagas. Entre os motivos da paralisação, está a falta de funcionários públicos e o sucateamento da estrutura. A ministra reconheceu que o número de vagas não é suficiente, mas “queremos fazer o concurso numa perspectiva de reorganização da carreira”.
Ligação de Lula
Em meio à coletiva de imprensa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para a ministra e cobrou mais vagas em concursos da área social. Dweck disse que os cargos para analista técnico de políticas sociais (ATPS) serão lançados em breve.
#BoaNoiteRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #GovernoLançaConcursosPúblicos