03/04/2023 às 22h47min - Atualizada em 03/04/2023 às 22h47min
PC investiga suposta ameaça de atentado em uma escola em Rodeio - SC
Dois adolescentes teriam criado páginas com promessas de ameaças e atentados nas redes sociais
ND+
Polícia Civil esclarece desdobramento de suposta ameaça de atentado em escola de SC – Foto: Pixabay / Divulgação Nesta segunda-feira (03), a Polícia Civil de Ascurra emitiu uma nota para esclarecer a suposta ameaça de atentado na Escola Básica Municipal Santo Antônio, localizada na cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí. Dois adolescentes foram encaminhados à delegacia por criarem páginas com promessas de ameaças nas redes sociais.
Segundo a Polícia Civil, os adolescentes foram encaminhados à delegacia por terem criado páginas no Instagram. Na nota, consta que as páginas continham informações de que atentados seriam praticados na Escola Básica Municipal Santo Antônio, o que gerou preocupação e pânico na cidade de Rodeio.
A Polícia Civil contou com o suporte do CyberGaeco para conseguir identificar com precisão os dados utilizados para criar as contas com as ameaças e localizar os adolescentes responsáveis pelos dispositivos utilizados para a criação das páginas. O primeiro adolescente envolvido foi localizado no bairro São Pedro Velho e o segundo no bairro Rio Belo, ambos são alunos da Escola Básica Municipal Santo Antônio.
A corporação informou que os aparelhos celulares dos adolescentes investigados foram apreendidos e serão remetidos ao Instituto Geral de Perícias, após a autorização judicial, para que o laudo pericial seja confeccionado com a finalidade de dar continuidade às investigações.
Os pais, mães e responsáveis pelos alunos que frequentam a escola ficaram apavorados com as supostas ameaças de atentado no local. Os filhos teriam relatado que um dos alunos levou munições para a escola e mostrado para os demais estudantes. O pai de um aluno que frequenta a instituição de ensino relatou que muitas crianças não foram à escola devido ao medo de que algo fosse acontecer.
Na última sexta-feira (31), foi realizada uma reunião com os pais na escola, onde o prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari, esteve presente e informou que as devidas providências seriam tomadas. No mesmo dia, os policiais localizaram e conduziram à delegacia o adolescente investigado por, em tese, ter levado à escola as munições e as mostrado para outros alunos. Segundo o adolescente, as munições teriam sido descartadas no vaso sanitário da escola. A Polícia Civil ainda reiterou que nenhuma arma de fogo foi localizada.
A corporação ressaltou na nota que, pelo apurado até então, a criação das páginas contendo as ameaças “possuem o intuito de apenas incutir pânico e medo aos alunos da escola e à comunidade em geral, sendo que as respectivas autorias foram devidamente identificadas”.
Quanto às munições, de acordo com a apuração policial, elas teriam sido descartadas, assim como nenhuma arma de fogo foi localizada durante as diligências. A Polícia Civil comunicou que o resultado das investigações será remetido ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
#BoaNoiteRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #AtentadoEscolaRodeio