MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
20/08/2022 às 07h58min - Atualizada em 20/08/2022 às 07h58min

Hoje é o dia Dia 'D' da vacinação contra a poliomielite em SC

A campanha abrange a imunização de outras doenças em crianças e adolescentes menores que 15 anos

ND+
A campanha abrange a imunização da poliomielite e de outras doenças - Foto: Breno Esaki/ Agência Saúde DF
O Dia D de mobilização das campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos ocorre neste sábado (20), em Santa Catarina. Nesta data, os municípios catarinenses estarão engajados em um grande mutirão para atualização da caderneta de vacinação, com a abertura dos postos durante todo o dia.

A gerente de imunização da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), Arieli Schiessl Fialho, ressalta que o Dia D é uma excelente oportunidade, especialmente para aqueles pais e responsáveis que têm dificuldades de levar os filhos aos postos durante a semana. “Sabemos que muitos trabalham no horário em que os postos ficam abertos. Então, o Dia D é a oportunidade que eles têm para atualizar a caderneta dos filhos”, destaca a gerente. As campanhas vão até o dia 9 de setembro. Nos postos são oferecidas 17 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.

Segundo o balanço parcial realizado na primeira semana das campanhas, divulgado na última segunda-feira (15), 47.814 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos tiveram a Caderneta de Vacinação atualizada. Deste total, 17.210 crianças menores de 1 ano e com um 1 ano de idade foram vacinadas. Um novo balanço, com dados atualizados do Dia D e da segunda semana de campanhas, será divulgado na próxima segunda (22).

As campanhas contra a Poliomielite e a de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos ocorrem em todos os municípios catarinenses, de 8 de agosto a 9 de setembro. Na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a indicação é vacinar, de forma indiscriminada, crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) com a VOP (Vacina Oral Poliomielite), desde que já tenham recebido as três doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) do esquema básico.

Já para crianças menores de um ano, a vacinação deve ser feita conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e 3ª dose aos 6 meses, com a vacina VIP. O público estimado é de 488.948 crianças na faixa etária de 0 a 4 anos. Já na Campanha de Multivacinação todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação serão oferecidas a crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). São 17 tipos que protegem contra mais de 20 doenças como febre amarela, sarampo, meningite e outras.
As doses são recomendadas para todos aqueles que, por algum motivo, deixaram de tomar as vacinas ou estão com esquemas vacinais incompletos. Importante ressaltar que a cobertura vacinal desejada é de 95% para quase todas as vacinas, exceto para a do rotavírus e a BCG, que é de 90%. Durante o período das Campanhas, crianças e adolescentes também poderão ser vacinados contra a Covid-19.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, não existe mais a necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias para aplicação da vacina contra a Covid-19 e demais doses do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir dos 3 anos. Sendo assim, as doses podem ser tomadas de forma simultânea ou com qualquer intervalo. Em caso de dúvidas sobre a situação vacinal da criança ou do adolescente, a recomendação é procurar um posto de vacinação. As vacinas que serão oferecidas durante as Campanhas são as que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança e do Adolescente: VIP – Vacina inativada contra a poliomielite; VOP – Vacina oral contra a poliomielite; Febre amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); dTpa (difteria e tétano adulto); Difteria e tétano adulto; Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY); HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18); BCG (formas graves de tuberculose); Hepatite B Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b); Rotavírus (diarréia por rotavírus); Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos)Meningocócica C (doença meningocócica C); DTP (difteria, tétano e coqueluche) e Hepatite A Varicela (catapora)

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#DiaDVacinação

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp