MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
30/08/2021 às 09h05min - Atualizada em 30/08/2021 às 09h05min

Sétima tartaruga-gigante é encontrada morta em SC

Cadáver do animal foi encontrado encalhado na praia do Perequê, em Porto Belo na última quinta-feira (19)

https://ndmais.com.br/animais/tartaruga-rara-com-mais-de-200-kg-e-encontrada-encalhada-em-praia-de-porto-belo/
Tartaruga encontrada em Porto Belo foi levada para Penha, onde passou por necropsia – Foto: Projeto de Monitoramento de Praias/Divulgação/ND
Uma tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante, foi encontrada encalhada na praia do Perequê, em Porto Belo, Litoral Norte de Santa Catarina, na última quinta-feira (19). Esse já é sétimo indivíduo desta espécie registrada na região monitorada pela Univali de Penha, entre Barra Velha e Governador Celso Ramos, de acordo com o PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos).

O animal é considerado raro em regiões costeiras, e só se aproximam das praias na fase de desova, em época reprodutiva. No Brasil, os principais ninhos estão localizados no litoral norte do Espírito Santo. Esta espécie pode chegar a mais de 1,90 metro de comprimento, pesando até 500 quilos. O indivíduo encontrado em Porto Belo pesava 225 kg. A espécie é uma das cinco tartarugas marinhas ocorrentes em águas brasileiras. Segundo a lista do Ministério do Meio Ambiente, o estado de conservação da tartaruga-de-couro é considerado criticamente em perigo para extinção. O animal foi recolhido e levado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha, para o exame de necropsia. Segundo o PMP-BS, o cadáver já estava em estágio avançado de decomposição.

Conforme o projeto, se tratava de um macho subadulto (quando passou pela fase juvenil, mas ainda não possui as características típicas de um adulto, como o tamanho da cauda e da carapaça). Não foram observadas marcas externas aparentes.

O exame das vísceras foi prejudicado pelo estágio avançado de decomposição, apesar disso, algumas informações interessantes puderam ser obtidas, como o achado de fragmentos de exoesqueletos de crustáceos encontrados na triagem do trato gastrointestinal, indicando que o animal estava se alimentando. Foi observada palidez renal grave, que poderia indicar um processo degenerativo renal e edema subcutâneo generalizado, que pode ocorrer em casos de distúrbios renais. Estas lesões, assim como a causa de morte, não puderam ser confirmadas devido ao processo de autólise.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#TartarugaGigante

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp