25/01/2021 às 18h18min - Atualizada em 25/01/2021 às 18h18min
Bolsonaro diz que China liberou exportação de insumos para fabricação da CoronaVac no Brasil.
Embaixador chinês confirmou!
https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/01/25/bolsonaro - diz
https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/01/25/bolsonaro-diz-que-china-aprovou-exportacao-de-insumos-para-fabricacao-da-coronavac.ghtml
REPRODUÇÃO Foram liberados para exportação 5,4 mil litros de insumos para produção da vacina pelo Instituto Butantan.
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (25) em uma rede social que a Embaixada da China no Brasil informou que estão liberados para exportação 5,4 mil litros de insumos necessários para a fabricação da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Em carta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o embaixador chinês Yang Wanming confirmou a liberação dos 5,4 mil litros de insumos.
Após a publicação de Bolsonaro na rede social, Wanming escreveu mensagem na mesma rede: "A China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance. A União e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia". De acordo com o presidente, os insumos que serão utilizados para a produção da Coronavac já estão em uma "área aeroportuária" prontos para serem enviados ao Brasil.
O Butantan depende da liberação de uma nova remessa de insumos da China para retomar o envase de doses da CoronaVac em São Paulo, afirmou na segunda-feira (18) o diretor-presidente do instituto, Dimas Covas.
Na semana passada, o governo de São Paulo já previa receber nesta semana os 5,4 milhões de litros, o que permitirá a produção de 5,5 milhões de doses da vacina, segundo informou o blog de Julia Duailibi. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que se reunirá com o embaixador chinês nesta terça-feira (26) para tratar do assunto.
Junto à mensagem que escreveu, Bolsonaro postou uma foto ao lado do presidente da China, Xi Jinping. O presidente afirmou ainda que os insumos necessários para a fabricação da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, desenvolvida no Brasil em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, estão com a "liberação sendo acelerada". Bolsonaro agradeceu a "sensibilidade" do governo da China e também aos ministros Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; Eduardo Pazuello, da Saúde; e Tereza Cristina, da Agricultura.
#BoaTardeRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#BolsonaroDizQueChinaAprovouExportaçãoDeInsumosParaFabricaçãoDaCoronavac
https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/01/25/bolsonaro-diz-que-china-aprovou-exportacao-de-insumos-para-fabricacao-da-coronavac.ghtml