20/03/2021 às 07h00min - Atualizada em 20/03/2021 às 07h00min
Suspeito de matar mulher trans em motel de Florianópolis vai a júri popular
Transgênero foi encontrada morta dentro do porta-malas de um carro
https://www.nsctotal.com.br/noticias/suspeito-de-matar-mulher-trans-em-motel-de-florianopolis-vai-a-juri-popular
Samantha do Valle foi morta em um motel no bairro Campeche, no Sul da Ilha – Foto: Reprodução Redes Sociais/ND O homem suspeito de matar uma mulher trans em um motel de Florianópolis vai a júri popular por feminicídio, após denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A transgênero foi encontrada morta dentro do porta-malas de um carro no Campeche, Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, em fevereiro de 2020. Segundo a polícia, o homem tinha um relacionamento amoroso com a vítima, mas a menosprezava por conta da sua transgenia. No dia 6 de fevereiro, teria levado a vítima ao motel com o pretexto de manterem um encontro íntimo. Lá, supostamente ele a asfixiou até a morte. Ainda segundo a polícia, o homem escondeu o corpo no porta-malas do carro e tentou sair do local sem levantar suspeitas, mas foi surpreendido pelos policiais e preso em flagrante.
Para o Promotor de Justiça André Otávio Vieira de Mello, o homicídio teria sido qualificado por ter sido cometido por meio cruel e sem possibilidade de defesa pela vítima. Além disso, pesa a qualificadora de se tratar de um feminicídio. Segundo o MPSC, há indícios suficientes da ocorrência de crime contra a vida para levar o julgamento à júri popular.
Vítima foi tratada como homem em relatório da PM
O relatório da Polícia Militar publicado no dia 7 de fevereiro, divulgou um crime de homicídio em Florianópolis, que tinha como vítima "um homem de 20 anos". Alguns dias depois, no entanto, a Polícia Civil esclareceu os fatos e informou se tratar de uma mulher trans. A defesa do réu, pediu a desqualificação do feminicídio por a vítima ser do sexo masculino. Porém, de acordo com a decisão da Justiça, mesmo que não tenha realizado cirurgia de redesignação sexual, ela era reconhecida socialmente como mulher. Levando em consideração que casos similares foram reconhecidos como feminicídio, o réu será julgado por esse crime. Conforme o MPSC, ainda não há data definida para o julgamento do caso.
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#SuspeitoDeMatarMulherTransEmMotelDeFlorianópolisVaiAJuriPopular
https://www.nsctotal.com.br/noticias/suspeito-de-matar-mulher-trans-em-motel-de-florianopolis-vai-a-juri-popular