MENU

Câmara avalia encaminhamento de parlamentares ao Conselho de Ética

Corregedor sugere suspensão de três mandatos e censura escrita a outros 11 deputados após protesto no plenário

Luiz Felipe Barbiéri / Kevin Lima / Don Carlos Leal
19/09/2025 18h09 - Atualizado há 2 horas
Câmara avalia encaminhamento de parlamentares ao Conselho de Ética
Hugo Motta retoma controle da Mesa Diretora da Câmara após ocupação de deputados da oposição. - Foto: Reuters / Mateus Banomi / Reprodução

O corregedor da Câmara dos Deputados, Diego Coronel (PSD-BA), concluiu nesta sexta-feira (19) a análise de representações contra parlamentares que participaram de uma manifestação no plenário da Casa, ocorrida no início de agosto. O relatório foi encaminhado à Mesa Diretora, que decidirá se acata o parecer ou arquiva os pedidos.

Coronel recomendou o envio de três casos ao Conselho de Ética, com sugestão de suspensão temporária dos mandatos:
Marcos Pollon (PL-MS): suspensão por 90 dias por declarações consideradas ofensivas à direção da Câmara, e por mais 30 dias por dificultar o acesso do presidente da Casa à cadeira de comando;
Marcel Van Hattem (Novo-RS): suspensão por 30 dias por obstrução ao acesso do presidente da Câmara à cadeira de comando;
Zé Trovão (PL-SC): suspensão por 30 dias pelo mesmo motivo.

Além desses casos, o corregedor indicou a aplicação de censura escrita a outros 11 parlamentares, incluindo o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). A medida poderá ser aplicada diretamente pela Mesa Diretora.

A lista completa de deputados citados inclui: Marcos Pollon (PL-MS); Marcel Van Hattem (Novo-RS); Zé Trovão (PL-SC); Allan Garcês (PP-MA); Bia Kicis (PL-DF); Carlos Jordy (PL-RJ); Caroline de Toni (PL-SC); Domingos Sávio (PL-MG); Julia Zanatta (PL-SC); Nikolas Ferreira (PL-MG); Paulo Bilynskyj (PL-SP); Pastor Marco Feliciano (PL-SP); Sóstenes Cavalcante (PL-RJ); e Zucco (PL-RS).

O episódio que motivou as representações ocorreu durante uma sessão da Câmara, quando parlamentares se posicionaram contra uma decisão judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, houve impedimento físico ao acesso do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), à cadeira de comando.

A decisão final sobre os encaminhamentos será tomada pela Mesa Diretora, por maioria de votos. Normalmente, os pareceres do corregedor são acatados.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #SuspensãoAosDeputadosDoMotimNaCâmara 


FONTE: G1
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://diarioderiodoscedros.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp