Manifestações estão sendo organizadas em várias cidades brasileiras para este domingo, em resposta à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera regras de responsabilização de parlamentares e dirigentes partidários, e à tramitação de projeto que propõe redução de penas para envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.
A mobilização é liderada por movimentos sociais, artistas e parlamentares, especialmente da oposição, e busca pressionar o Senado, onde a PEC ainda será analisada. A proposta já foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados.
Segundo levantamento da Quaest divulgado nesta semana, 41% dos entrevistados se posicionaram contra qualquer tipo de anistia aos envolvidos nos atos. Em agosto, outra pesquisa indicou que 53% rejeitavam a proposta de alteração constitucional.
Até quinta-feira (18), estavam confirmados atos em Brasília — com concentração no Museu da República, às 10h —, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba. Em Natal, há previsão de manifestação nesta sexta-feira.
Entre os organizadores estão parlamentares do PSOL, como Guilherme Boulos (SP), Tarcísio Motta (RJ) e Sâmia Bomfim (SP), que também lançou um abaixo-assinado contra a PEC. A iniciativa alcançou 500 mil assinaturas em 24 horas.
Diversos artistas aderiram à mobilização. O cantor Caetano Veloso publicou vídeo nas redes sociais criticando a proposta e incentivando a participação popular nos atos. Daniela Mercury e Anitta também se manifestaram, pedindo que o Senado rejeite o texto aprovado pela Câmara.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ManifestaçõesContraAPECDaBlindagem