MENU

Último deputado que resistiu à ocupação da Câmara, chamou Motta de 'bosta' e 'baixinho de 1,60m'

Sobre a possibilidade de ter 'entregado a carreira política', Pollon minimizou: 'palavras de baixo calão escandalizam mais que a tortura e o assassinato de inocentes'

Levy Teles / Don Carlos Leal
10/08/2025 17h37 - Atualizado há 1 dia
Último deputado que resistiu à ocupação da Câmara, chamou Motta de 'bosta' e 'baixinho de 1,60m'
Pollon participou de última manifestação bolsonarista no MS, e fez discurso inflamado. - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados / Reprodução

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS), o último a recuar no motim que impediu o trabalho da Câmara nesta semana, chamou o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de "bosta" e "baixinho de um metro e 60" dias antes. A declaração foi dada em discurso inflamado durante manifestação em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no domingo (3), no Mato Grosso do Sul, Estado do parlamentar.

Nesse mesmo pronunciamento, Pollon manifestou não temer que pudesse estar encerrando a própria carreira política. "Eu não vou recuar, e o cargo que se lasque. Vim aqui para denunciar aqueles que entregaram o PL para a porcaria do PSDB. Canalhas", disse. "'Pollon, você acabou de entregar sua cadeira política' - foda-se, eu não vou entregar o meu País", concluiu.
 
"A anistia está na conta da p... do Hugo Motta. Nós queremos colocar o povo para enfrentar o Alexandre de Moraes, mas nós não podemos peitar o bosta do Hugo Motta, um baixinho de 1,60m?, disse Pollon. Hugo Motta tem 1,80m.

Esse vídeo ainda foi postado no próprio perfil do deputado nas redes sociais. Procurado, Pollon respondeu com uma mensagem supostamente enviada por uma das presas acusadas de participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro. Na mensagem, essa pessoa não identificada pede para que Pollon "não retroceda" e "não pare de lutar".

Depois, enviou uma nota para a reportagem. "Mantive em todo o tempo um mandato respeitoso e colaborativo com todos, seguindo estritamente o decoro na esperança que meus pares teriam o mínimo de humanidade ao olhar para a realidade destas pessoas. Infelizmente no Brasil palavras de baixo calão escandalizam mais que a tortura e o assassinato de inocentes", disse.

Na sexta, Marcos Pollon publicou um vídeo em que afirmou que é autista e que por isso não entendeu o que acontecia na hora do motim, sendo este o motivo pelo qual não desocupou a Mesa Diretora. Também procurado pelo Estadão, Hugo Motta não se manifestou.

Pollon foi um dos alvos de representação feita pelo PT, que pede o afastamento cautelar dele e abertura de representação no Conselho de Ética da Câmara. O partido diz que Pollon, ao sentar na principal cadeira da Mesa Diretora, "representou interferência direta na autoridade da presidência da Casa e no funcionamento legítimo dos trabalhos parlamentares".

"Tal sanção cautelar funciona como elemento de proteção institucional da Mesa, do Parlamento e da democracia no sentido de responsabilizar quem invade o espaço físico e simbólico destinado a cargos de representação, bem como demonstrar que atitudes de tal jaez não serão toleradas e devem ser punidas com firmeza", diz a representação.

Nesta quinta-feira (7), Motta disse que tomaria previdências sobre possíveis punições aos deputados que resistiram a ceder o espaço para o presidente da Câmara iniciar os trabalhos do plenário.

Na terça-feira (5), bolsonaristas ocuparam a Mesa Diretora da Câmara e do Senado Federal de modo a impedir o trabalho no plenário. Na Câmara, o motim só foi encerrado na noite da quarta-feira, após árdua negociação. Pollon foi o último deputado da oposição a ceder a cadeira para Motta.

"O que aconteceu entre o dia de ontem e o dia de hoje, em um movimento de obstrução física, não fez bem a esta Casa. A oposição tem todo o direito de se manifestar, a oposição tem todo o direito de expressar a sua vontade", afirmou o presidente da Câmara.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #MarcosPollonChamaHugoMottaDeBosta


FONTE: PORTAL TERRA
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp