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Corte de gastos de Lula ameaça fim dos radares nas rodovias federais

Segundo levantamento, estão sob risco 21 contratos dentro do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV), espalhados pelas 27 unidades da federação

Gustavo Ribeiro / Don Carlos Leal
22/07/2025 12h10 - Atualizado há 2 dias
Corte de gastos de Lula ameaça fim dos radares nas rodovias federais
Programa de radares do Dnit tem recursos até o fim deste mês de julho. - Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil / Reprodução

A contenção de R$ 31,3 bilhões no Orçamento de 2025, colocada em prática pelo governo Lula (PT) para cumprir a meta fiscal, tem o potencial para tirar de funcionamento os radares de trânsito das rodovias federais. Operados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os equipamentos controlam a velocidade dos veículos e aplicam multas aos usuários infratores.

Estão sob risco 21 contratos dentro do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV), espalhados pelas 27 unidades da federação. Do valor inicialmente previsto, de R$ 364,1 milhões, o Orçamento da União alocou apenas R$ 43,36 milhões para os radares — a redução foi de 88%. Isso significa que a partir de agosto não haverá mais recursos para manter a rede nacional de radares.

Mesmo com o corte, o Dnit conseguiu prolongar o funcionamento até o mês de junho. O governo federal chegou a liberar R$ 10 milhões ainda no mês passado para manter a operação emergencial em julho. Entretanto, o órgão não conseguirá prosseguir com os contratos se não houver um repasse ao Programa Nacional de Controle de Velocidade nos próximos dias.

À Gazeta do Povo, o Dnit informou que está articulando com o Ministério dos Transportes e com a Casa Civil uma solução para manter os radares em atividade. “Esse processo segue em análise pelas instâncias responsáveis, e medidas estão sendo tomadas”, comunicou o órgão. Segundo o Dnit, o PNCV “é importante para a segurança viária nas rodovias federais sob a responsabilidade da autarquia.”

No total, são mais de 1,6 mil radares instalados em todo o Brasil, que arrecadaram cerca de R$ 1 bilhão em 2024. Até 2022, a receita com as multas voltavam para as atividades de fiscalização e controle de trânsito nas rodovias federais, mas desde 2023 os recursos passaram a ser destinados para a administração do Dnit. Sem essa arrecadação do PNCV, outras ações da autarquia ficarão comprometidas.

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FONTE: GAZETA DO POVO
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