MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
30/10/2024 às 08h07min - Atualizada em 30/10/2024 às 08h07min

Governo apresenta nesta quarta diretrizes para transporte de pets em aviões

Um dos pontos é a rastreabilidade dos animais durante o transporte, com sistema que permite o acompanhamento em tempo real. Governo quer evitar casos como o do cão Joca, que morreu em voo

Redação G1 / Don Carlos Leal
G1
Governo quer evitar casos como o do cão Joca, que morreu em voo. - Imagem: Ilustrativa / Reprodução
O governo vai apresentar nesta quarta-feira (30) um conjunto de diretrizes para tornar mais seguro o transporte de animais em aviões comerciais no Brasil, buscando alinhamento com práticas internacionais. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai divulgar o Plano de Melhoria do Transporte Aéreo de Animais (PATA), em um evento a ser realizado em Brasília às 15:00.

O plano, segundo o governo, foi desenvolvido em colaboração com especialistas, entidades de proteção animal, companhias aéreas e a sociedade civil. Entre os principais pontos da medida, estão:

Rastreabilidade dos animais durante o transporte, com sistema que permite o acompanhamento em tempo real;
Suporte veterinário em aeroportos, para assistência emergencial aos animais transportados;
Canal de comunicação direta com tutores, para tratar de regras de transporte e fornecer atualizações sobre a situação do voo;
Padronização das práticas de transporte, com foco no bem-estar e segurança dos pets em todo o trajeto;
Implementação de serviços específicos de segurança, visando a prevenção de incidentes e proporcionando mais tranquilidade aos tutores.

O anúncio vem após o caso de Joca, um golden retriever que faleceu em abril durante o transporte aéreo pela empresa Gol. O animal deveria ter sido transportado de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), mas foi encaminhado para Fortaleza (CE), estendendo a viagem a cerca de oito horas.

Em setembro, o Ministério Público de São Paulo arquivou o inquérito, alegando falta de provas para uma acusação formal de maus-tratos. Com o PATA, o governo federal busca prevenir esse tipo de caso.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #NovasRegrasTransportePets

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp