Até o início da tarde desta segunda-feira (12), 54 voos já foram cancelados por causa da interdição. - Foto: Floripa Mil Grau / Reprodução
Pneus de voo AD 4225, que fazia o trajeto Belo Horizonte — Florianópolis, estouraram e interditaram a pista principal do Aeroporto Internacional de Florianópolis na manhã desta segunda-feira (12). Um vídeo mostra como ficaram os pneus do avião da companhia aérea Azul, que estouraram e resultaram no adiamento de três voos no Aeroporto Internacional de Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (12).
A pista principal do aeroporto da capital catarinense foi interditada, e os passageiros dos voos adiados foram realocados para o Aeroporto de Navegantes pela companhia. Os pneus foram danificados durante o pouso, que ocorreu ainda na madrugada de segunda-feira. Para retirar a aeronave da pista, foi necessário um guincho específico, que chegou ao aeroporto por volta das 10:30.
Ainda não há certeza se os pneus foram a única razão da interdição. O vídeo que mostra o estado dos pneus é da página Floripa Mil Grau. Responsável pela administração do Aeroporto de Florianópolis, a empresa Zurich Airport Brasil publicou uma nota por volta das 10h, que além de esclarecer os impactos que o aeroporto sofria, fornecia orientações para os passageiros afetados.
“A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que 35 (trinta e cinco) voos foram impactados pelo fechamento da pista 14/32 para pousos e decolagens. A concessionária trabalha junto à Azul e aos demais órgãos competentes para a liberação da pista o mais breve possível.
Orientamos que os passageiros com voos marcados para hoje entrem em contato com a cia aérea para remarcações e informações sobre o voo, dando preferência aos canais digitais de atendimento”, disse o comunicado. Por volta das 15:00, 54 voos já haviam sido afetados, e não há previsão de liberação da pista.
O voo AD 4225 fazia o trajeto Belo Horizonte — Florianópolis. A aeronave, que tem capacidade de até 144 assentos, era um jato bimotor da Embraer, modelo E195-E2. Os danos nos pneus foram os responsáveis pela paralisação, conforme informações iniciais divulgadas em nota da empresa Azul.
“A Azul informa que, por motivos técnicos, o voo AD 4225, que fazia o trajeto Belo Horizonte-Florianópolis, apresentou danos nos pneus que impediram a aeronave de deixar a pista por meios próprios. O pouso aconteceu com segurança, assim como o desembarque dos clientes. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que todos estão recebendo toda a assistência necessária conforme previsto na resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, disse a Azul.
A empresa aérea LATAM também comunicou que todos os voos agendados para esta segunda-feira estão cancelados. Os voos da GOL, que estavam previstos para o fim da tarde, também sofreram cancelamentos.