MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90

​‘Salve o TikTok’, diz Trump após aplicativo sair do ar nos EUA no domingo (19)

Mais tarde, o TikTok anunciou que estava de volta, após o presidente eleito Donald Trump prometer adiar a proibição do acesso ao aplicativo no país assim que retornar ao poder na segunda-feira (20)

Redação G1 / Don CarlosLeal
19/01/2025 10h51 - Atualizado há 3 dias
​‘Salve o TikTok’, diz Trump após aplicativo sair do ar nos EUA no domingo (19)
Mensagem da rede social aos usuários nos EUA - Foto: Reuters / Reprodução
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou a mensagem “salve o TikTok” na manhã deste domingo (19), horas depois de o aplicativo parar de funcionar no país com a entrada em vigor de uma lei federal que suspende a operação da plataforma. Segundo a agência Associated Press, milhões de americanos não conseguem mais assistir a vídeos na rede. Em notificações enviadas aos usuários, o TikTok avisou que ficaria temporariamente indisponível e afirmou que Trump trabalhará com a empresa para que o app volte ao ar.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou a mensagem “salve o TikTok” na manhã do domingo (19), horas depois de o aplicativo parar de funcionar no país com a entrada em vigor de uma lei federal que suspende a operação da plataforma. Segundo a agência Associated Press, milhões de americanos não conseguiam mais assistir a vídeos na rede. Em notificações enviadas aos usuários, o TikTok avisou que ficaria temporariamente indisponível e afirmou que Trump trabalha com a empresa para que o app seja reativado.

O TikTok havia saído do ar nos Estados Unidos neste domingo devido a uma lei federal que força a plataforma a vender sua operação no país. Trump, no entanto, afirmou que publicará um decreto determinando que a aplicação da legislação seja adiada.

A rede social também agradeceu a Trump por "fornecer a clareza e a garantia necessárias aos nossos provedores de serviço de que eles não enfrentarão penalidades [por] fornecer o TikTok a mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem".

Após o comunicado, alguns usuários norte-americanos relataram que estavam conseguindo acessar tanto o aplicativo quanto o site do TikTok , segundo a agência Reuters.

Mais cedo, o presidente eleito disse que tomaria medidas para que a rede fosse reativada. "Vou emitir uma ordem executiva na segunda-feira para estender o período para que as proibições da lei entrem em vigor", escreveu Trump na rede Truth Social. Segundo ele, o decreto permitirá um acordo que "protegeria a segurança nacional" dos EUA.

Trump também afirmou que o decreto isentará de responsabilidade qualquer "empresa que ajudou a impedir que o TikTok ficasse no escuro".

O presidente eleito, por sua vez, postou neste domingo em sua rede Truth Social uma mensagem de apoio ao app, um dia antes de tomar posse para seu novo governo. No sábado (18), Trump sinalizou que pretende adiar, por três meses, a proibição do aplicativo no país.

"A extensão de 90 dias [de prazo] é algo que provavelmente será feita, porque é apropriada", disse Trump em entrevista à NBC. "Se eu decidir por isso, farei o anúncio na segunda-feira", completou.

Além de sair do ar, o TikTok, controlado pela empresa chinesa ByteDance, também foi removido no sábado à noite de lojas como a Play Store, do Google, e a App Store, da Apple. O apagão começou poucas horas antes da lei entrar em vigor.

Outros aplicativos desenvolvidos pela ByteDance também saíram do ar. Dentre eles está o CapCut e o Lemon8.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #TikTokForaDoArNosEUA

FONTE: G1
Tags »
Notícias Relacionadas »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp