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16/12/2024 às 10h13min - Atualizada em 17/12/2024 às 00h03min

O que fazer imediatamente para tentar recuperar um Pix feito equivocadamente?

Recuperar o valor de um Pix errado ou cair em um golpe pode ser complicado, mas há algumas orientações que podem ajudar

Don CarlosLeal
BCB
Banco Central oferece ferramenta que auxiliar a recuperação de valores enviados em pix errado. - Imagem: Ilustrativa / Getty Images / Reprodução
Caso você tenha passado ou recebido um Pix por engano, a forma correta de devolver ou reaver esse recurso é acessando a transação que você fez no aplicativo do seu banco e solicitar a recuperação ou efetuar a devolução do valor total ou parcial, por meio dessa funcionalidade. Em hipótese alguma, você deve fazer um novo Pix para quem te enviou o recurso. Assim, você impede que essa pessoa requisite ao seu banco a devolução do valor que você recebeu e evita ter que pagar duas vezes, uma através da devolução por meio da funcionalidade correta e outra através do novo Pix que você fez. Caso você tenha feito um Pix por engano, você pode tentar entrar em contato com a pessoa para receber ele de volta e, caso não a conheça, você pode buscar sua agência ou instituição, para tentar ter seu dinheiro de volta. Não há normas do BC ou CMN sobre devoluções em caso de engano ou erro do pagador, mas o Decreto-Lei 2848 (Código Penal), de 1940, trata sobre a apropriação indébita. Caso a necessidade da devolução seja por fraude, golpe ou falhas técnicas, você pode fazer uma reclamação na sua instituição. Saiba o que deve fazer nesses casos. Conteste a transação imediatamente: entre em contato com seu banco ou instituição financeira o mais rápido possível para contestar a transação. Eles podem tentar bloquear ou reverter o pagamento. Faça uma reclamação: Registre uma reclamação no site do Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central do Brasil. O MED é um sistema que permite a reversão de transações fraudulentas, desde que haja saldo suficiente na conta do destinatário. Registre um boletim de ocorrência: vá à delegacia mais próxima ou registre um boletim de ocorrência online para documentar o golpe. Solicite a ativação do MAD: o Sistema de Autorização e Liquidação de Transações (MAD) pode ser ativado pelo banco para bloquear e reverter a transação, se houver saldo suficiente na conta do golpista. Considere ações judiciais: se o banco não ajudar ou se a transação for muito alta, você pode precisar de um advogado para iniciar um processo judicial. Para mais detalhes, você pode consultar o site do Banco Central do Brasil ou entrar em contato diretamente com seu banco.

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