15/12/2024 às 08h36min - Atualizada em 15/12/2024 às 08h36min
Lula tem alta hospitalar e poderá retomar atividades
‘Fiquei assustado e preocupado’, diz presidente emocionado, após receber alta
Samuel Lima / Don Carlos Leal
O GLOBO
Pesquisadores mediram reações fisiológicas dos participantes e concluíram que, são mais "ativadas" por notícias com conteúdo negativo do que positivos. - Imagem: Getty Images / Reprodução O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar neste domingo (15), após passar por um período de recuperação. De acordo com os médicos que o acompanham, Lula teve uma evolução muito positiva e já está apto a retomar suas atividades. Apesar da alta, o presidente permanecerá em São Paulo até a próxima quinta-feira (19), quando realizará novos exames de acompanhamento.
O presidente estava internado desde a madrugada da última segunda-feira, devido a um sangramento interno na cabeça, em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.
Após receber alta hospitalar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter ficado "assustado" e "preocupado" durante os dias que passou internado. Em depoimento emocionado, o petista afirmou ainda que "nunca pensa que vai morrer, mas tem medo".
— Eu preciso ficar tranquilo uns 60 dias, mas posso trabalhar normalmente. Vou passar o Natal e o Ano Novo em casa e vou tentar obedecer de forma muito respeitosa às determinações dos médicos. Estou muito disciplinado. Eu nunca penso que vou morrer, mas tenho medo. Então, eu preciso me cuidar — afirmou o presidente.
O petista agradeceu aos médicos, fez um relato do acidente no Alvorada e das dores de cabeça que sentiu antes de ser internado e disse que só se deu conta da gravidade da sua situação depois de passar por uma cirurgia delicada no começo da semana.
— Eu reivindico o direito de viver 120 anos — brincou Lula. — Quando voltei a ser presidente disse que a minha maior vontade era trazer o Brasil de volta à normalidade, fazer voltar o respeito entre as pessoas e as instituições.
Lula deixará o hospital de carro, com forte aparato de segurança. Ele fica em São Paulo até a próxima quinta-feira (19), quando realizará uma tomografia para reavaliar a sua recuperação.
Os médicos disseram que o presidente teve uma resposta "acima do esperado" e pode fazer reuniões, desde que adote o bom senso. Pedem que ele evite estresse, na medida do possível, e não faça qualquer atividade física e viagens internacionais.
Seis dias internado
Lula recebeu alta neste domingo (15), seis dias após a cirurgia que realizou para conter um sangramento interno na cabeça, ainda em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro. Anteriormente, a previsão era de que o petista fosse liberado na segunda ou terça-feira, mas, devido à estabilidade do caso, a equipe médica antecipou a alta. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e deve permanecer na cidade até a próxima quinta-feira.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #LulaRecebeAlta