05/06/2024 às 12h28min - Atualizada em 06/06/2024 às 00h03min
Economizar água em casa poderia abastecer a população inteira do Nordeste?
Você deixaria de tomar banho demorado, torneiras mal fechadas ou lavar calçadas para reduzir os impactos no meio ambiente?
Marina Pinhoni / Don Carlos Leal
G1
Usar água para lavar calçada pode render multa em alguns municípios brasileiros. - Imagem: Ilustrativa / Reprodução Reduzir o desperdício de água é fundamental para a sustentabilidade e o meio ambiente. Pequenas práticas podem fazer a diferença, como: diminua o tempo do banho; desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo; instale um redutor de vazão no chuveiro para reduzir o consumo; certificar de que as torneiras estejam completamente fechadas após o uso. Uma torneira pingando pode desperdiçar muitos litros de água ao longo do tempo. Práticas básicas, como: usar vassoura em vez de mangueira para limpar calçadas e pátios; se precisar lavar o carro, usar baldes em vez de mangueira contínua; cobrir a piscina quando não estiver em uso para evitar a evaporação e monitorar o nível da água, evitando enchê-la excessivamente. Qualquer ação positiva pode reduzir o desperdício e ajudar a manter os aquíferos e rios abastecidos; beneficiar plantas, animais e habitats aquáticos com o uso consciente da água. Quanto menos energia for necessária para tratar e bombear água, menor serão as emissões de gases de efeito estufa. Lembre-se de que pequenas ações individuais somadas têm um grande impacto coletivo. De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, 37,8% de toda a água potável produzida no Brasil foi perdida antes de chegar às residências em 2022. Isso equivale a mais de 7 bilhões de metros cúbicos desperdiçados anualmente, o que seria suficiente para: abastecer aproximadamente 54 milhões de brasileiros, o equivalente a toda a população do Nordeste; suprir todos os habitantes do país que não têm acesso a água potável (cerca de 32 milhões); Atender 5 vezes a população do Rio Grande do Sul. Apesar da melhora em relação a 2021, o percentual ainda está longe do índice máximo aceitável de 25% estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Essa situação não apenas afeta o abastecimento dos habitantes, mas também tem impactos ambientais significativos. Portanto, é essencial continuarmos buscando maneiras de reduzir o desperdício e promover o uso consciente da água.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #DesperdícioDeágua