MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
04/06/2024 às 12h40min - Atualizada em 04/06/2024 às 17h00min

Projeto de vereador contribui para o bem-estar animal e para a saúde pública de Rio dos Cedros

Nos últimos anos, tem havido um aumento na sensibilização e importância atribuída ao tema

Don Carlos Leal
INFORME PUBLICITÁRIO - ASCOM MDB RDC
Orlando Formigari, Deputado Estadual, Egidio Maciel Ferrari, Vereador Altair Lenzi e Rose Mauricenz. - Foto: ASCOM MDB / Divulgação
O vereador Altair Gildo Lenzi (MDB-SC) é reconhecido pela luta contra os maus-tratos aos animais. Em 2018, o parlamentar apresentou o projeto de Lei que prevê multa aos que abandonam animais. A causa ganhou força com a vinda da Rose Mauricenz e todo o Grupo de Protetores de Animais Independentes, mas o apoio da população rio-cedrense foi decisivo na conscientização da causa.

Em 2021 o grupo iniciou mutirões de castração em Rio Dos Cedros, envolvendo a contribuição financeira de quem tinha condições de pagar pelo procedimento, ajudando também os que não tinham. A repercussão positiva chamou a atenção do poder público, que reconheceu a importância da causa e adotou o projeto em prol dos animais.

Lenzi também conseguiu o importante apoio do Deputado Egídio Ferrari, que veio até o município para conhecer o projeto. Até o mês de maio de 2024, o número de castrações alcançou 700 cães e gatos, aproximadamente 90% de fêmeas.

Nos últimos anos, tem havido um aumento na sensibilização e importância atribuída ao tema. As pessoas estão mais conscientes dos maus-tratos aos animais e reconhecem a necessidade de protegê-los. Protetores de animais, muitas vezes atuando sem auxílio governamental, desempenham um papel crucial na sociedade, resgatando e cuidando de animais abandonados.

Além disso, a conscientização sobre a proteção animal contribui para uma nova ética que considera o sofrimento dos animais e busca evitar práticas prejudiciais. Infelizmente, ainda há casos de maus-tratos, mas a conscientização contínua pode ajudar a mudar essa realidade, que também abraçou a causa. 

A castração ajuda a reduzir o número de animais abandonados, evitando ninhadas indesejadas e o consequente abandono. O procedimento reduz o risco de tumores de próstata, útero e mamas, além de evitar doenças sexualmente transmissíveis entre os animais. Animais castrados tendem a ser mais tranquilos, menos agressivos e têm menor propensão a fugas e brigas. E o mais importante: a castração melhora a qualidade de vida e aumenta a expectativa de vida dos pets, contribuindo significativamente para o bem-estar animal e da saúde pública. 

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #CausaAnimalEmRioDosCedros

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp