14/01/2024 às 09h35min - Atualizada em 15/01/2024 às 00h03min
Quais alimentos são contraindicados à noite pelos nutricionistas?
Comer à noite pode ser um assunto delicado, mas aqui estão algumas informações que podem ajudar a esclarecer alguns mitos e verdades:
Don Carlos Leal
NUTRITOTAL
Horário, quantidade e tipos de alimentos podem influenciar seu sono e o ganho de peso. - Foto: Ilistrativa / Reprodução Carboidratos são uma fonte de energia e não precisam ser evitados à noite. No entanto, é importante lembrar que a quantidade de carboidratos pode ser reduzida em refeições noturnas, especialmente se você não realiza atividades que exigem muito do corpo à noite. Alimentos como frutas com casca e cereais integrais são boas opções. A melancia é uma fruta saudável, rica em fibras, vitaminas e minerais. No entanto, ela também é rica em água, o que pode levar a idas frequentes ao banheiro durante a noite. Isso pode comprometer a qualidade do sono e prejudicar a saúde de modo geral. É recomendado consumir frutas ricas em água, como melão, camu-camu e morango, ao longo da noite e reduzir a ingestão de água à noite. Pesquisas mostram que jantar tarde e dormir logo em seguida pode aumentar o risco de obesidade. Isso ocorre porque o jantar tardio afeta o metabolismo e o uso da gordura presente nos alimentos. Se essa prática se tornar frequente, é possível que ao longo do tempo haja acúmulo de gordura, piora do quadro metabólico e ganho de peso crônico. O leite é uma fonte de triptofano, um aminoácido que ajuda a relaxar e a dormir melhor. No entanto, é importante lembrar que o leite pode ser pesado para algumas pessoas e pode causar desconforto estomacal. Se você tem problemas para digerir leite, é melhor evitar consumi-lo à noite.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #MitosAlimentosNoturnos