MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90

Câmara aprova em 2º turno texto base da reforma tributária

Texto foi aprovado em dois turnos pelos deputados na sexta-feira (15)

Cleber Stevani
16/12/2023 06h44 - Atualizado em 16/12/2023 às 06h44
Câmara aprova em 2º turno texto base da reforma tributária
Por 365 a 118, Câmara dos Deputados aprova em segundo turno a Reforma Tributária. - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados / Perfil Brasil / Reprodução
Após 30 anos em discussão, a Câmara dos Deputados aprovou em 2º turno o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que atualiza o sistema tributário brasileiro nesta sexta-feira (15). A chamada reforma tributária foi aprovada em dois turnos. No primeiro, o placar foi de 371 votos a favor e 121 contra. O mínimo para aprovação eram 308 votos. No segundo turno, foi de 365 a 118.

A proposta já havia sido aprovada em julho deste ano, mas o Senado realizou mudanças no conteúdo, a mudança obriga uma nova análise da reforma pelos deputados. Para concluir a votação, a Câmara ainda precisa analisar dois destaques (sugestões de alteração) ao texto. Com o término da votação, a PEC poderá seguir para promulgação.

Ajustes
A reforma foi votada após reuniões entre os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e os relatores da proposta nas duas Casas, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Os quatros líderes costuraram um texto que pudesse ser entendido como "comum" entre as Casas, o que retira a necessidade de uma nova rodada de votação no Senado. PECs só podem ser promulgadas quando há um consenso entre Câmara e Senado sobre a proposta. "Estrutura da PEC enviada pelo Senado, com alguns ajustes. O objetivo é o de manter um texto comum aprovado pelas duas Casas que permita a promulgação imediata", declarou o relator.

O deputado retirou trechos incluídos pelo Senado, como o que previa a criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para manter a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). Além disso, o relator também suprimiu do texto a criação de uma cesta básica "estendida" com impostos reduzidos. E retirou uma regra que premiava estados que arrecadassem mais durante a transição da reforma.

Sistema tributário
A reforma simplifica tributos federais, estaduais e municipais. E estabelece a possibilidade de tratamentos diferenciados, e setores com alíquotas reduzidas como, por exemplo, serviços de educação, medicamentos, transporte coletivo de passageiros e produtos agropecuários.

#BoaNoiteRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ReformaTributária

FONTE: TERRA
Tags »
Notícias Relacionadas »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp