15/08/2023 às 00h01min - Atualizada em 15/08/2023 às 00h03min
Você endossaria a prática legalizada de vendas de órgãos no Brasil?
Javier Milei, o candidato que ficou em 1º na votação na Argentina defendeu que: "Meu corpo é minha propriedade. Por que não posso vender?"
Roseann Kennedy / Eduardo Gayer
G1
Candidato mais votado nas primárias da Argentina já declarou apoio à venda legalizada de órgãos. - Imagem: Ilustrativa / Reprodução No domingo (14) houve uma surpresa na Argentina: a primeira etapa das eleições presidenciais, as Paso (prévias simultâneas e obrigatórias) foram vencidas por um candidato "outsider", o economista Javier Milei. As pesquisas esperavam que Milei teria uma boa votação, mas não se esperava que ele terminasse em primeiro. Milei é economista, mas ficou famoso como participante de mesas redondas sobre política na TV. Ele sempre se apresentou como um ultralibertário --ou seja, ele é favorável ao Estado mínimo. Quando ele era um polemista de TV, disse diversas frases de efeito. Depois, já como político, seguiu com um discurso chamativo, como: "O aquecimento global é uma mentira." "Se olharmos os estudos, a temperatura de 10 mil anos atrás, 5 mil anos atrás estava no mesmo nível (da atual). Muito religioso e ligado à Igreja Católica, Milei diz que Deus e ele defendem da mesma visão econômica, sem embasar essas declarações com nenhum argumento: "Deus é libertário e o sistema é a encarnação do Demônio", disse ele durante uma entrevista em 2018. Sobre a venda de armas, ele defende que: "Os Estados que permitem o livre porte de armas têm muito menos crimes." Em junho de 2022, Milei disse durante uma entrevista que endossa a prática legalizada de vendas de órgãos. No Brasil, o comércio de órgãos é proibido por lei. Mesmo que o doador tenha o interesse em vender o próprio rim, a lei 9.434, de fevereiro de 1997, permite apenas a "disposição gratuita" de tecidos, órgãos e partes do corpo humano. Não são considerados "tecidos" pela lei -e portanto não sujeitos a essa legislação- o sangue, o esperma e o óvulo.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #VendaDEÓrgãosNaArgentina