A decisão favorável a devolução de Filó a Agenor foi assinada na madrugada do domingo (30) - Imagem: Reprodução / Instagram
Após a deputada estadual Joana Darc (União-AM) invadir uma instalação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Manaus para recuperar uma capivara, Filó foi devolvida ao seu habitat natural no domingo (30/4). O animal silvestre ficou famoso nas redes sociais do influenciador digital Agenor Tupinambá, que mora à margem de um rio em Autazes (AM).
Ele foi obrigado, por determinação do Ibama, a entregar a capivara Filó na última quinta-feira (27/4). Além disso, o influenciador foi multado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles deixar morrer uma preguiça real, espécie da fauna silvestre, praticar abuso contra a capivara e manter em cativeiro tanto a capivara quanto um papagaio, para obter suposta vantagem financeira. Ele negou as acusações.
A decisão favorável a devolução de Filó a Agenor foi assinada na madrugada do domingo (30). Ela determinou a entrega do animal a Agenor, que ficou autorizado a fazer transporte da Filó, para devolução ao habitat natural do animal silvestre.
Dessa forma, Joana Darc foi ao local e apontou aos funcionários do órgão ambiental o descumprimento de decisão judicial, como argumento para pegar de volta o animal. Eles, porém, ainda não tinham sido notificados judicialmente.